-
Arquitetos: Tadu Arquitetura
- Área: 97 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:João Duayer
-
Fabricantes: Arq Desing Rio, Atlas, Caisas Dcasa, Gail, Jatil Marcenaria, Marmoraria Prime Rio, Metalúrgica Sena, Parquet Nobre, Thonart, Zacarias
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Toto é um restaurante de cozinha autoral, inventiva, com produtos locais e ingredientes sazonais, comandado pelo Chef Thomas Troisgros, em Ipanema, no Rio de Janeiro. De abordagem contemporânea, o projeto pretende oferecer uma atmosfera convidativa, de identidade universal, que manifesta as influências estéticas e culturais trazidas pelo cliente. De maneira geral, a inspiração vem de um movimento conhecido como “bistronomie”, que tem por objetivo agregar a alta gastronomia ao ambiente intimista e informal característico dos bistrôs tradicionais.
O empreendimento ocupa o térreo de um edifício de três andares. A fachada foi remodelada com toldos nas aberturas e novas esquadrias em metal e vidro. No interior, um bar central junto à parede de entrada possibilita o atendimento simultâneo do salão e da calçada. Nas paredes laterais, sofás lineares, com mesas e cadeiras, permitem que a maior parte dos assentos se concentre nas extremidades, garantindo o centro livre para melhor circulação dos clientes e funcionários. Ao fundo, a cozinha semiaberta revela aos frequentadores parte das atividades da operação.
A escolha dos materiais está associada à valorização das atividades da cozinha. Neste sentido, o salão apresenta soluções simplificadas, como a utilização mármores em tampos e bancadas, junto à presença de paredes originais deixadas em tijolo aparente. Também foram utilizados materiais que possuem propriedade de absorção do som: o gesso acústico, a madeira e a celulose jateada, minimizam a reverberação das ondas sonoras, proporcionando maior conforto acústico ao ambiente.