-
Arquitetos: Sergio Conde Caldas Arquitetura
- Área: 4081 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Pedro Mascaro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Brisa fica no Leblon, bairro queridinho dos cariocas, na esquina da Rua Igarapava com a Avenida Visconde de Albuquerque que além de uma rua arborizada é um importante ponto de integração entre a Lagoa, a Av. Ataulfo de Paiva e a Av. Delfim Moreira, ambas pontos de comércio do bairro, com o privilégio de encontrar tudo isso ao alcance de uma caminhada leve incluindo a praia.
A concepção do projeto levou em consideração a topografia e localização do terreno. Sua implantação é privilegiada, em uma esquina, com amplitude de espaço, com vista e sol da manhã. Aspectos que foram contemplados e valorizados. A proposta do pilotis, valorizando a solução estrutural, o paisagismo e a integração com a arte da Iole de Freitas foram naturalmente escolhas que fizemos durante esse processo.
Nas fachadas, a vedação em painéis piso a teto em vidro, as jardineiras e o guarda-corpo em aço inox conferindo uma sensação de frescor e movimento valorizando a nossa proposta de formas orgânicas e fluidas e marcando a esquina com um desenho limpo. Aspectos pensados e desenvolvidos para alinhar estética à função do edifício. Aproveitamos a orientação nordeste para desfrutar de uma significativa exposição solar, especialmente durante as manhãs, o que torna os apartamentos um local privilegiado em termos de iluminação natural.
Nas plantas, há uma disposição atual e contemporânea de utilização do espaço com integração e liberdade para alterações. Espaços verdes foram considerados essenciais misturados a elementos arquitetônicos para uma agradável convivência entre os moradores e a cidade. No caso do Brisa, a ênfase na integração de espaços internos e externos, especialmente no térreo e nos pavimentos tipo, foram alcançadas por meio da inclusão de jardins em varandas e da criação de uma generosa praça frontal, refletindo nosso compromisso com o conceito que criamos.
Inspirados pela sensação da brisa do mar bem próximo ao edifício e a leveza das suas formas, o nome veio naturalmente, o que nos deixou muito felizes.