-
Arquitetos: bergmeisterwolf architekten
- Área: 15 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Gustav Willeit
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma adição, uma transformação, um novo propósito para um antigo galinheiro, parte de um edifício histórico no centro de Milland, próximo a Brixen. A ideia é criar um refúgio, um espaço para reflexão, meditação, descanso, sonhos e autenticidade.
Todos os novos elementos do edifício são artesanais, seguindo o princípio da construção contínua. As robustas paredes de pedra e os revestimentos de argamassa foram limpos, restaurados e preservados em sua textura original, complementados apenas nos vãos ou transições.
São adições que dão uma nova identidade ao conjunto, como a calha como elemento de design colorido e texturizado. A escada de concreto preto recém-posicionada integra o edifício à paisagem e se torna parte dela. Ela é posicionada no complexo ao estender a parede, o que induz a um refúgio ao ar livre - uma continuação da construção da parede, do sólido.
A arquitetura é aprimorada por um círculo de concreto, um elemento paisagístico, uma ilha e um local para relaxar em meio à natureza intocada. O teto do volume flutua de forma construtiva sobre as pedras, criando um espaço intermediário especial, com leveza e referências visuais. Uma pele de folhas de alumínio soldadas e não tratadas é aplicada sobre ele, criando um contraste artesanal.
Detalhes especiais, como os dutos da calha pintados de verde e a cor vermelha, inspirada no contexto, além dos caixilhos de portas e janelas, formam um contraste com a parede, gerando um efeito que destaca a estrutura. Os caixilhos das janelas criam um contraste que, ao mesmo tempo, promove a unidade. Internamente, há uma caixa aberta de OSB, pintada de rosa claro.
A linha de corte percorre o espaço, transformando-se em um revestimento de parede, cozinha e banheiro, e, apesar do espaço limitado (15 m2), proporciona leveza ao ambiente. Um espaço concentrado e mutável, concebido para trabalhar, dormir e sonhar.