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Arquitetos: Andréa Helou
- Área: 15 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Tiago Navas
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Fabricantes: Terracor, Concresteel, Dpot, Pedra de Esquina
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Lapima é uma marca de óculos que tem uma profunda relação com arte e arquitetura, o que reflete na volumetria e na autenticidade dos óculos. Busca inspiração nas paisagens e no design brasileiro e leva esse olhar para o mundo. Foi com essa premissa que a primeira loja da marca foi pensada.
O desafio arquitetônico da loja da Lapima no CJ Shops foi otimizar o espaço de apenas 15m² e ao mesmo tempo trazer o luxo e a sofisticação da marca para o ambiente. Conhecendo e já tendo participado do cuidadoso processo da Lapima de desenhar cada peça não apenas atendendo a funcionalidade, mas também buscando elegância e originalidade, busquei aplicar o mesmo rigor ao propor esse espaço.
Os expositores de óculos foram alocados nas duas paredes laterais criando uma perspectiva que se prolonga nos espelhos ao fundo da loja, o que traz a sensação de amplitude. Na parede de vidro, os expositores tubulares de cobre são pendurados no teto e os óculos flutuam em destaque. Na outra parede foram desenhadas três linhas de expositores tubulares com hastes flexíveis para ajustar a forma de expor dependendo da coleção.
Para organizar o fluxo e conduzir os usuários, escolhemos colocar o banco Dominó, da designer brasileira Cláudia Moreira Salles no centro da loja. A peça dialoga não apenas com o espaço mas também com o desenho dos óculos. A mesma pedra do banco, que é um tipo de quartzo verde brasileiro, foi usada nos aparadores suspensos e servem para abrigar as caixas de couro com as opções de óculos que não estão expostas.
O forro curvo foi pensado para esconder as luminárias e demais aparatos técnicos, mas acabou sendo um elemento importante para trazer movimento ao espaço e unir as duas paredes expositivas de maneira harmoniosa.