-
Arquitetos: FB+MP Arquitetos Associados
- Área: 198 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Igor Ribeiro
-
Fabricantes: Deca, Docol Metais, Portobello Shop, Todeschini
Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa da casa vão se desenvolve em uma terreno com dimensões limitadas, direcionando o desenvolvimento da planta de forma estratégica.
A alusão nominal a qual recebe a casa é completamente literal. Todo o pavimento térreo é um grande vão que abriga a parte social da entrada aos fundos, possuindo apenas três blocos anexos fechados: garagem, escritório e área de serviço.
Uma das premissas do programa de necessidades foi a integração do espaços internos com o verde do paisagismo exterior e, ao mesmo tempo, a manutenção da privacidade visual, o que nos direcionou à adoção de algumas fachadas cegas a quem está de fora, porém quando se adentra os espaços, há uma justaposição de aberturas estratégicas afim da priorização dos recursos naturais: ventilação e iluminação.
O setor íntimo, por sua vez, fica completamente distribuído no pavimento superior, abrigando três suítes.
A casa vão possui uma plástica volumétrica purista. Uma relação concisa entre os blocos e à estrutura, todos em materiais aparentes; o Barros vermelhos das lajotinhas, os blocos de concreto e o cinza das vigas e pilares, afirmam a substancialidade trazida à casa, que transita entre as linhas objetivas do brutalismo e o insdustrial.