-
Arquitetos: Juan García Nofuentes & Roser Martinez, ROOM ARQUITECTOS
- Área: 777 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Juanan Barros
-
Fabricantes: Cortizo, Pavisuelos, Saloni, Simon, imex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos encontramos diante de um edifício do início do século passado típico da vega de Granada, construído de forma rudimentar com paredes de carga e cobertura de duas águas sobre estrutura de madeira. O complexo se desenvolve em torno de dois volumes em "L" abertos para um pátio central e outro nos fundos, onde atualmente está localizada a piscina.
O programa funcional consiste na reforma integral de um dos volumes existentes, com o objetivo de implantar um programa destinado a duas casas unifamiliares independentes com programas diferentes. O térreo de uma das casas (a maior) é destinado a uma sala social e de eventos diretamente relacionada ao pátio central e à piscina.
Em termos de construção, foi feito um trabalho de esvaziamento interior de todo o edifício, reforçando a fundação existente e consolidando as paredes de carga. Em seguida, foram incorporados novos pisos em madeira como analogia à construção original.
Ambas as casas são articuladas por áreas de estar diáfanas no térreo, onde o programa mais público é desenvolvido em contato direto com o pátio central, enquanto as áreas privadas ocupam o primeiro pavimento, acessado por escadas independentes.
A materialidade de toda a intervenção se esforça para preservar o caráter vernacular da construção original, mantendo as paredes de carga visíveis, a cobertura inclinada e recuperando os elementos de cerâmica (celosías) como fatores de controle solar e ventilação, que, juntamente com a grande inércia das paredes perimetrais existentes, favorecem o conforto térmico do interior. Finalmente, as divisórias internas que organizam o programa foram executadas com uma materialidade bem diferenciada das preexistências, de modo que a todo momento se evidencia o antes e o depois da intervenção realizada.