-
Arquitetos: Space&Matter
- Ano: 2023
-
Fotografias:Marcel van der Burg
Descrição enviada pela equipe de projeto. Wij_land é um coletivo pioneiro de autoconstrução unido pelo desejo de viver de forma mais sustentável em uma comunidade próxima que reúne moradores diversos. Os investidores Mireille e Daniël foram além para transformar sua visão em realidade. Eles buscaram a expertise da Space&Matter e da Common City para o projeto e orientação do processo, com o objetivo de reunir um grupo de "idealistas pragmáticos" autodeclarados e guiá-los na realização de suas casas dos sonhos. O resultado é um edifício residencial adaptado ao clima às margens da água, em Centrumeiland, Amsterdã, com 26 apartamentos variados e cinco espaços comunitários.
"Queríamos viver de forma menos individualista e compartilhar mais uns com os outros. Não ter tudo disponível em sua própria casa, mas ter espaços compartilhados que todos possam usar. Um edifício que conecta tanto os residentes quanto o bairro. Algo que chamamos de sustentabilidade social." - Mireille Capiau, fundadora do wij_land
Compartilhamento, Diversidade e Sustentabilidade
O conceito do edifício é marcado por três princípios fundamentais: Compartilhamento, Diversidade e Sustentabilidade. Os residentes compartilham o máximo possível, como ferramentas, carros, comida, cuidados com gatos e espaços comunitários. O compartilhamento contribui para a sustentabilidade e conecta os residentes entre si. O edifício coleta água da chuva para a rega das plantas. Os apartamentos são livres de gás natural e obtêm sua energia e água quente por meio de um equipamento de troca de calor acoplado ao solo combinado com painéis solares. Além disso, o edifício é composto em grande parte por materiais duráveis e de baixa manutenção.
"Como um coletivo de autoconstrução, você pode investir no que é importante para você como residente. É um empreendimento sem fins lucrativos, o que significa que há mais dinheiro para materiais de alta qualidade e espaços comunitários." - Daniël Bakker, fundador do wij_land
Mini-sociedade
A diversidade de moradores é outro princípio importante para o grupo. O wij_land precisa ser acessível para jovens e idosos, famílias grandes e pequenas, com ou sem dinheiro ou patrimônio próprio. Para alcançar esse objetivo, foram criados apartamentos de diferentes tamanhos, variando de 52 a 130 metros quadrados. Por meio do compartilhamento, os moradores puderam se desfazer de coisas desnecessárias já que não precisavam ter tudo disponível em suas próprias casas. Isso possibilitou que iniciantes e pessoas de renda média comprassem um apartamento. Os membros conseguiram formar uma comunidade diversa, incluindo pessoas de diferentes nacionalidades, origens, composições familiares e vínculos empregatícios. A composição diversa do wij_land resultou em um processo complicado de aprendizado para entender uns aos outros, resultando em uma maravilhosa "mini-sociedade".
Processo de design participativo
Em uma série de oito oficinas, a Space&Matter e a Common City discutiram ambições, tipologias, circulações e sustentabilidade com os futuros moradores do wij_land. Em cocriação, foi projetada uma forma única de convivência, equilibrando privacidade e coletividade. A circulação ao longo das espaçosas varandas na pérgola da parte posterior foi projetada para incentivar encontros informais, enquanto os espaços comunitários generosos estão repletos de encontros animados.
Cinco espaços comunitários
Os residentes desenvolveram a configuração dos cinco espaços compartilhados, incluindo um jardim coletivo, uma sala comercial na base do edifício, espaço de hóspedes e um amplo terraço com uma edificação adjacente para festas e encontros. As áreas comuns também podem ser alugadas para moradores do bairro, promovendo a coesão social no recém-formado Centrumeiland. A renda é usada para a manutenção do prédio, resultando em custos de serviços mais baixos.
Nenhum apartamento igual o outro
Os residentes puderam escolher entre uma variedade de tipologias, como duplex com jardim, apartamento panorâmico ou estúdio de trabalho e residência, para acomodar os diversos domicílios que compõem o wij_land. Os moradores conferiram expressão individual às dimensões das janelas, relevos mais ou menos marcantes na fachada de alumínio, floreiras nos terraços e layout das unidades. Isso resultou em apartamentos tão variados quanto os próprios residentes.