-
Arquitetos: UP Architecture
- Área: 336 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:ArchiTranslator
-
Fabricantes: Gree, Jiazhu Glulam
Contexto. Na cidade de Luoyang, China, a Estação Baimei é a edificação pioneira da Vila Baimei construída pela Fundação Chinesa para o Desenvolvimento Rural (CFRD), com o objetivo de fornecer um espaço cultural, de exposição e de atividades para o campo. O terreno, que está localizado a meio caminho da montanha, conecta-se à estrada da vila por uma via com 3 metros de largura. O terreno estreito está voltado para o oeste, com vista para as colinas verdes e exuberantes, e há uma árvore de ginkgo biloba de duzentos anos no pátio. O projeto discutiu as seguintes questões: como integrar o novo volume neste local e como ele pode coexistir com a vida diária dos moradores da vila.
Rusticidade diária. Os dois volumes da Estação Baimei não foram construídos ao mesmo tempo. O Volume nº 1 foi construído no terreno vago e concluído em maio de 2022, e o Volume nº 2 resultou da demolição da antiga casa adjacente e foi concluído um ano depois. Os dois volumes mantêm os contornos básicos originais, sendo que apenas o nº 2 se destaca, sugerindo um novo limite. Esperamos que a nova edificação possa ser integrada ao estado atual do campo, em vez de transplantar um simples espaço público urbano, por isso, a chamamos de "Rusticidade diária" e a desenvolvemos a partir da perspectiva tanto do espaço quanto dos eventos no campo. Por um lado, preservamos os elementos originais do local, incluindo a parede e degraus de pedra e a parede remanescente de terra compactada, para que a vida diária da memória rural possa ser mantida. Por outro lado, garantimos a abertura da edificação, para que as atividades dos visitantes e dos moradores possam ocorrer ao mesmo tempo e sejam integradas ao cotidiano.
Múltipla leveza. Continuando nossa ideia de "intervenção leve" no campo, a Estação Baimei é construída com estrutura de madeira. Ambos os volumes usam o mesmo protótipo estrutural, um sistema de armação de madeira com vão de 10 metros e sem pilares, enquanto a cobertura de duas águas do nº 1 é escalonada para formar janelas laterais-altas, e o interior do nº 2 possui um mezanino e um grande balcão.
A estrutura principal é feita de madeira laminada colada, enquanto outras partes do volume usam uma abordagem diversificada, como alvenaria combinada com lâminas de madeira na parede principal, secções de tijolo reconstruídas, estrutura de aço, e uma caixa suspensa por uma estrutura metálica. Como resultado, o volume parece arejado e poroso. Materiais e métodos de construção leves, em comparação com os métodos de construção tradicionais, não apenas melhoram a eficiência da construção, mas também causam menos poluição ao meio ambiente.
Nativo da natureza. A Estação Baimei é um espaço público rural, mas também um lugar para sentir a natureza, a luz, a parede de terra e as plantas. Os pilares e as janelas altas do Volume nº 1 capturam a luz solar da tarde, e a interação da luz e das sombras cria uma atmosfera poética no espaço. O projeto utiliza o beiral, a janela em fita do mezanino e a caixa suspensa para enquadrar a paisagem exterior. Aqui você pode ouvir o sussurro das folhas de bambu sopradas pelo vento, ver as folhas douradas de ginkgo espalhadas pelo chão e as colinas verdes exuberantes mais além, permitindo sentir a natureza nativa e experimentar a tranquilidade e a beleza do campo.