Descrição enviada pela equipe de projeto. Originalmente construído no final da década de 1920, o Sanatório Manna recebia pacientes com tuberculose que buscavam a cura nos benefícios de viver dentro das matas arcádicas por quase uma década. Projetado por arquitetos suíços, o sanatório afastou-se da corrente neoclássica predominante na área naquela época. Apesar da localização idílica, a introdução da penicilina em 1938 tornou os sanatórios obsoletos, levando ao abandono do Manna, que ficou à mercê de saques, com suas partes sendo reaproveitadas em construções próximas.
Para reviver a propriedade, redefinindo os conceitos de hospitalidade, bem-estar e refúgio que a tornaram ideal em seu primeiro ciclo de vida, foi necessário olhar através de um prisma contemporâneo que transformasse o Manna em um santuário moderno e um destino em si mesmo. A localização isolada e o entorno natural intocado, combinados com a arquitetura emblemática de uma era perdida, inspiraram-nos a traduzir essa visão em uma continuidade otimista e respeitosa de sua longa história.
Dar nova vida às paredes e preencher uma lacuna de um século sem sacrificar a identidade original do edifício exige manter suas raízes e adotar uma abordagem contemporânea para um conceito antigo. Com uma série de intervenções cirúrgicas, buscamos destacar o patrimônio monumental da construção, conectando-nos profundamente a essas raízes e à pureza do local.
Ao chegar, os hóspedes são recebidos na área de boas-vindas, um espaço acolhedor onde iguarias locais e uma bebida quente junto à robusta lareira proporcionam uma primeira amostra de uma experiência de hospitalidade despretensiosa. Ao se deslocar para a área de estar, onde o destaque é o bar que faz uma clara referência à cura do passado da propriedade graças ao seu estilo farmacêutico com carpintaria complexa, o sentido de comunidade fica bastante evidente, à medida que as atividades povoam o espaço organicamente. No nível inferior, uma cozinha aberta é concebida para convidar os hóspedes a participar da elaboração das refeições que serão servidas no restaurante e que também podem se estender para áreas externas quando o clima permite. No seu nível inferior, o anexo apresenta todas as áreas de bem-estar, desde a academia até diferentes amenidades de spa, que acabam se tornando uma espécie de caverna no terreno, explorando ainda mais as qualidades espaciais.
Dentro de cada um dos 32 quartos, um grid de madeira tratada é refletido nos padrões de piso de granilite e mármore para organizar e definir subáreas de sono, banho, vestir, etc. O recurso de grade é um legado de elementos originais, como as portas de ferro com seus detalhes requintados, e reaparece nos padrões de piso por todo o edifício.
Chave para o renascimento do Manna é a sutil reinvenção de sua paleta de materiais. Foi dada atenção especial para manter, continuar e reaproveitar o estoque de materiais, com a escolha de acabamentos naturais para paredes internas e externas, a substituição dos pisos severamente danificados, bem como soleiras. Houve também economia nos acabamentos de materiais, que foram em grande parte obtidos nas proximidades: elementos de pedra eram todos acessíveis de minas na área, e os painéis de castanheiro foram diretamente trazidos das matas. As janelas de metal complementam a paleta na fachada, enquanto acabamentos naturais e materiais sintéticos que simulam couro que envelhecem com elegância exibirão a beleza dos processos naturais.
O Manna aspira a se estabelecer como um santuário atemporal. Cultivar um forte senso de comunidade nos espaços de convívio, preservando a impressão do sanatório perdido onde a cura ocorria em isolamento, proporcionar espaço para a conexão consigo mesmo é fundamental. Grandes espaços comuns e áreas isoladas coexistem para permitir a abertura para a comunidade ou o fechamento para a introspecção. O local de alimentação e o spa aspiram a se tornar atrações independentes, com a contribuição de especialistas renomados que sabem elevar hábitos cotidianos a rituais, enquanto o contato inevitável com a paisagem arcádica será aprimorado com a chegada de trilhas adicionais para caminhadas e outras atividades ao ar livre em um território mapeado especificamente para uma experiência mais completa.