-
Arquitetos: Wall Architects of XAUAT
- Área: 350 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Jinquan Kong
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na escola secundária da zona de alta tecnologia de Xi'an, a Biblioteca Qinfeng é a segunda "Biblioteca Escolar Rural" do Projeto Hope em Shaanxi, China, concluída pela equipe em cooperação com o Programa de Bem-Estar Social da Samsung (China). A biblioteca segue o conceito de integração e mutualização com o ambiente, mas também explora o valor dos seguintes aspectos: 1. Abertura e compartilhamento - A construção está localizada na extremidade sudeste da escola, adjacente a duas importantes estradas rurais ao leste e sul. O objetivo da localização externa é permitir que o volume sirva como uma conexão que possa atender tanto o interior quanto o exterior da escola e beneficiar os moradores vizinhos.
O espaço semi-externo sob o beiral no lado sul e o amplo espaço acessível no primeiro andar se tornam locais compartilhados para interação ativa entre a vida cultural da escola e os moradores, e atividades de enriquecimento podem ser organizadas para estimular a vida cultural diversificada do campo no futuro. O projeto "pequeno e multiuso", forma uma composição espacial rica que não apenas atende à função básica de leitura, mas também é compatível com seminários, exposições, intercâmbios, aprendizagem, apresentações e outras possibilidades. O espaço semi-externo no lado oeste e norte ecoa os prédios e paisagens vizinhos, suprindo a falta de locais adequados para interação pública.
2. Sustentabilidade ecológica - Com o suporte técnico da Equipe de Pesquisa de Edifícios de Carbono Zero e Energia Zero da Universidade de Arquitetura e Tecnologia de Xi'an, o projeto explora um caminho de baixo carbono que combina com o ambiente natural local, de modo que a orientação, forma, inclinação e aberturas do volume sejam propícias para obter mais radiação solar no inverno e melhor ventilação natural e resfriamento na estação de transição e verão (especialmente o vento nas tardes de verão). Sua forma evita o impacto da luz solar nos espaços ao norte, e a claraboia complementa a iluminação natural durante todo o ano, assim como a ventilação de verão.
A iluminação, equipamentos multimídia, tomadas e janelas inteligentes são alimentados por energia solar. A instalação da alimentação solar adota a tecnologia de conexão de elementos estruturais e o aço, levando em consideração a estética, segurança e intensificação de custos. A biblioteca está equipada com um conjunto completo de equipamentos de monitoramento, e os dados são transmitidos em tempo real para a nuvem, a fim de acumular dados operacionais em primeira mão para a aplicação e promoção de tecnologias de construção de baixo carbono.
Embora a Biblioteca Qinfeng, um pequeno equipamento escolar de baixo custo, tenha enfrentado muitas dificuldades na construção em condições rurais, a promoção contínua deste projeto certamente fornecerá um modelo para o desenvolvimento da construção rural e bem-estar público em Shaanxi. Nesse sentido, se evidencia os resultados positivos relacionados ao "14º Plano Quinquenal" - Projeto Nacional de Ciência e Tecnologia da Chin;, "Pesquisa e Demonstração de Tecnologias Chave para Construção de Carbono Zero em Áreas Ricas em Energia Solar" e também a resposta positiva a uma série de políticas do Estado e da Província de Shaanxi sobre edifícios carbono zero e BIPV, etc.