-
Arquitetos: DROO
- Área: 150 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Henry Woide
-
Fabricantes: Abercrombie & Court, Bespoke Fires, Buckland Timber, Design DROO, Exterior Solutions, Fabrication Szubert Carpentry, G. Miccoli & Sons, Grill Works, Il Granito, Kube Kitchens, Little Hampton Welding, Max Light, New Terracotta, Ottershaw Nurseris, Szubert Carpentry, Tetra Building, Tony Miccoli , We Love Plants
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2019, os arquitetos do DROO - Da Costa Mahindroo Architects, com sede em Londres e Paris, foram abordados pelos proprietários privados da Arc Polo Farm em Surrey, no Reino Unido. O objetivo era projetar, construir e reformar a clubhouse, o edifício existente e ao paisagismo, criando uma integração harmoniosa entre as "pérolas" do local. Anteriormente propriedade de um treinador de cavalos, o local estava alinhado com estábulos. Os clientes recentemente adquiriram a propriedade e realizaram algumas reformas iniciais na casa do zelador e em um dos celeiros agrícolas. Como uma fazenda e negócio equestre ativo, os clientes buscavam melhorar as instalações, considerando cuidadosamente o funcionamento e a gestão da fazenda, com a água sendo uma preocupação central, tanto para a manutenção dos campos de treino quanto para o lago, fonte de água para toda a fazenda.
O escopo do projeto inicial incluiu o projeto de uma clubhouse e áreas paisagísticas associadas para atender aos espectadores que assistem às partidas nos campos e aos eventos realizados pelos clientes como parte da operação da fazenda. O masterplan, ancorado por duas grandes árvores de carvalho, formou um arco que começava nos estábulos existentes ao redor de um pátio central, passava pela clubhouse, pela área externa de churrasco e terminava na segunda árvore de carvalho ao longe.
A clubhouse, com foco em técnicas de captação de água, direciona toda a água da chuva coletada para poços de captação para filtragem. Essa água irriga canais que levam ao lago, o qual, por sua vez, irriga os campos de treino. O projeto adota um telhado curvo e uma envoltura externa para direcionar a água para o sistema de água da chuva, contribuindo para a sustentabilidade em um clima cada vez mais seco.
Especificamente para a clubhouse, o foco em técnicas de captação de água inspirou a adoção de um telhado curvo e uma envoltura externa para direcionar a água para o sistema de água da chuva, servindo o lago da fazenda e, consequentemente, os campos de treino. O edifício utiliza sua pegada compacta para explorar tipologicamente abordagens contemporâneas da varanda, criando espaços internos e externos como uma exploração contínua da relação da estrutura construída com as amplas vistas do campo de polo enquadradas pelo arco do masterplan.
O edifício, com sua pegada compacta, explora tipologias contemporâneas da varanda, criando espaços internos e externos em uma relação contínua com as amplas vistas do campo de polo. A estrutura de madeira laminada colada é revestida com ripas tradicionais de madeira queimada no estilo Shou Sugi japonês, proporcionando durabilidade e tratamento fungicida. No interior, a interação delicada de materiais como aço, pedra natural e detalhes em carvalho quente, combinada à evolução contínua da estrutura de madeira, cria uma experiência imersiva da paisagem.
O DROO também fez o projeto paisagístico, considerando a preservação da flora e fauna nativas e incentivando a biodiversidade. Os arquitetos também trabalharam na reforma térmica de um dos celeiros dos tratadores para uso durante os meses de verão e inverno pela equipe e treinadores. Além disso, realizaram o projeto de drenagem e gestão de água para todos os edifícios da fazenda.