-
Arquitetos: Galaxy Arch
- Área: 140 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Galaxy Arch
-
Fabricantes: Dovoro, The Tree
Descrição enviada pela equipe de projeto. A vastidão da terra vermelha, as ondulações das Montanhas Meiling e a vitalidade da zona rural moldaram a vida cotidiana e o patrimônio tecnológico de Dongyang. Essa arquitetura não consegue se desvincular das tradições locais, nem se afastar facilmente de sua envolvente. A amplitude desta perspectiva e o romance da vida diária nos tocam profundamente.
O projeto está situado em uma pequena colina, de frente para Meiling, com as casas da vila ao fundo. O terreno tem cerca de 30 metros de comprimento, com uma diferença de altura de 10 metros. O projeto busca criar um caminho descendente, ao mesmo tempo em que serve como local para atividades diárias de relaxamento. As construções residenciais ao redor do terreno bloqueiam as vistas paralelas às linhas de contorno, criando um corredor visual para visões distantes.
Devido à simplicidade das funções do projeto e às limitações do orçamento, a intenção desde o início era criar um edifício despretensioso. A simplicidade aqui é uma atitude que nos convida a refletir sobre as questões fundamentais da arquitetura, à semelhança das casas da vila, sem intervenções de designers, oferecendo um espaço para a vida em seu estado natural que fala diretamente ao coração.
O projeto utiliza uma sequência de espaços construídos em uma plataforma nivelada, usando um sistema de treliças de madeira. Isso permite que as pessoas apreciem as vistas e façam pausas ao descer a encosta. A circulação geral conecta as elevações mais altas e mais baixas, estabelecendo vínculos com o entorno em várias elevações intermediárias. As treliças, alinhadas às linhas de contorno, reduzem efetivamente as linhas de visão dos dois lados para proteger as residências próximas, enquanto sua linguagem estrutural se destaca na fachada. As treliças transferem as cargas para os muros de contenção abaixo por meio de colunas, e os muros organizados orientam efetivamente a direção da circulação.
Antes de finalizar o design da estrutura de madeira, a equipe estudou minuciosamente as especificações, determinando as dimensões ideais dos componentes e práticas básicas para os nós. Considerando a construção principalmente no local, com menor precisão do que em uma fábrica, o projeto não incorporou nós excessivamente detalhados para atender aos requisitos de precisão da construção no local. Apesar do uso substancial de materiais nas treliças, os elementos mais intrincados foram as colunas, cada uma com elevações e posições variadas, e conexões únicas com as treliças. Um agradecimento especial ao Professor Xu Zheng por ajudar nos cálculos estruturais e ajustar o projeto do muro de contenção com base nas condições do local. Para minimizar o tamanho das colunas, foi utilizado um telhado leve de telha asfáltica moldada, proporcionando resistência suficiente e permitindo beirais salientes que contribuem para uma impermeabilização eficaz.
O projeto foi concluído há meio ano, com vegetação exuberante ao redor, e os moradores construíram novas casas nas proximidades. Empresas locais de fazendas têm utilizado o espaço, montando mesas redondas na plataforma de descanso. Ao refletir sobre o processo de projeto e construção deste projeto rural, é evidente que há menos distração e, por vezes, marginalização no mercado para tais projetos. No entanto, é precisamente por isso que achamos mais fácil nos conectar com a essência do projeto e da construção. A arquitetura desprovida de ornamentação excessiva também elimina muitos símbolos de desejo. Todas as manhãs, a luz do sol atravessa Meiling e banha o edifício, criando uma cena tranquila e cativante.