-
Arquitetos: Various Associates
- Área: 3000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:SFAP
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Jinghope adota um partido de projeto diferente do popular Clube de Praia no The Sanya, que apresenta estruturas de bambu tecidas projetadas pelo escritório Various Associates anteriormente. Neste projeto, o foco está em criar uma conexão perfeita com o clima geral do hotel e equilibrar as necessidades de hospitalidade com novos negócios. A Jinghope conecta-se com a entrada principal do hotel e fica na rota de circulação que leva à área dos quartos de hóspedes, promovendo a vitalidade no espaço comum através da adição de uma nova circulação. A nova escada em espiral conecta o térreo ao segundo pavimento, direcionando os visitantes diretamente para o espaço comercial. Aninhadas em meio a uma vegetação exuberante, as áreas de contemplação ao ar livre se integram perfeitamente ao ambiente interno.
A escada em espiral apresenta uma linguagem curva elegante, ecoando o estilo de uma galeria de arte com sua própria forma. Ao subir os degraus brancos, os visitantes são presenteados com uma vista panorâmica deslumbrante da paisagem tropical, tornando este local uma das atrações mais procuradas pelos turistas. A altura do piso existente de 6 metros em relação à área pública representava um desafio no que se refere ao controle da linha de visão adequado para os hóspedes. Aproveitando a altura, a equipe de projeto incorporou paredes de vidro nos níveis superior e inferior das fachadas das lojas, combinadas com novos elementos de fachada. A introdução da luz natural aumenta a transparência e a luminosidade na área interna, enquanto as grandes vitrines atuam como plataforma para exibir obras de arte ou produtos, criando uma experiência de compras agradável para os clientes.
Os pisos no corredor se estendem até as lojas, criando uma sensação de amplitude através da consistência da textura e cor dos materiais. As faixas de luz superior iluminam suavemente a estrutura do conjunto, com sua intensidade ajustável de forma flexível para atender às necessidades comerciais e operacionais em diferentes momentos. As áreas de mirante abertas foram estrategicamente posicionadas nos espaços entre as lojas, proporcionando uma vista encantadora da paisagem natural ao ar livre. A abertura e simplicidade do espaço criam uma atmosfera serena, aconchegante e relaxante. A disposição inteligente de blocos estruturais resultou em um corredor sinuoso, que ajuda a eliminar a monotonia e o cansaço que podem surgir ao atravessar um longo corredor.
O desenho das vitrines da galeria de arte e das lojas permite a exibição de uma ampla variedade de pôsteres e obras de arte, que não apenas acrescentam informação visual e vivacidade à área pública, mas também oferecem aos turistas uma experiência única. O Centro de Arte é uma área vital para transmitir o sentido artístico e aprimorar a atmosfera geral do projeto. A equipe de arquitetura organizou o layout do Centro de Arte com base nas formas espaciais e alturas dos pisos existentes. A área de recepção apresenta um teto em formato de cruz, estabelecendo um espaço visualmente marcante e diferenciado, ainda mais definido pelo piso preto.
No interior do Centro de Arte há uma área de exposição ampla e aberta, onde espaços de diferentes níveis e escalas adicionam uma sensação de profundidade e dimensão, aprimorando a experiência artística geral. A exposição de arte é complementada por coleções originais de sofás projetados pelo Various Associates, que se tornam uma extensão das exibições de arte. A loja de arte e a sala de leitura no segundo andar foram projetadas com uma linguagem comum entre elas, na qual a incidência variável da iluminação desempenha um papel crucial em evocar as emoções dos visitantes e aprimorar sua experiência sensorial.
A boutique de moda SND é uma das marcas que se estabeleceram neste novo espaço comercial. Essa loja conceito SND em Sanya, também projetada pelo Various Associates, apresenta uma coleção de produtos de moda de centenas de marcas. Aproveitando-se do conceito de "ondas" como inspiração de projeto, a equipe propôs blocos espaciais limpos e minimalistas que apresentam alturas variáveis ritmicamente, convidando os clientes a explorar toda a loja como se estivessem surfando nas ondas. O final do corredor serve como um cruzamento das circulações para a área de lounge, hall do elevador e salas de artistas residentes. As circulações guiam naturalmente o caminho através de variações de altura, criando uma transição harmoniosa.
Os materiais apresentam texturas naturais e autênticas. Azulejos de travertino foram cortados em pedaços menores e aplicados por todo o espaço, produzindo uma atmosfera cultural e uma sensação de lugar através da textura simples e sua forma em expansão. Um hotel verdadeiramente notável oferece mais do que apenas acomodações luxuosas, também deve proporcionar uma experiência única em seus espaços públicos. Neste projeto, o Various Associates captou a essência do hotel e integrou perfeitamente o projeto de fora a dentro, realizando uma combinação harmoniosa entre arte, natureza e estilo de vida vibrante desse resort urbano.