-
Arquitetos: JJ + estudio
- Área: 125 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Alberto Amores
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Cênica é um espaço projetado para Alice. Um espaço doméstico que explora novos modelos de habitação, reivindicando a experiência e o prazer para além da moradia convencional, através de um espaço não hierárquico, flexível e multifuncional.
Lewis Carroll escreve em 1865 sobre um mundo surrealista e mágico. Alice percorre um caminho composto por uma série de espaços arquitetônicos fascinantes e incomuns que encontra na sua aventura pelo País das Maravilhas. A Casa Cênica, um apartamento de 125 m2 em Madrid, responde aos sonhos de uma acrobata que imagina um espaço de atuação, uma grande mesa para partilhar e um refúgio pessoal.
A intervenção é clara: equipar a moradia com um móvel permeável e prismático de 7 por 5 metros e 2,30 metros de altura, que incorpora os pilares da estrutura pré-existente. As vigas passam intactas sobre a peça, laqueada em RAL 5003, enfatizando a ideia de um lote mobilado e diferenciando-se da estrutura preexistente.
O novo elemento central permite uma circulação livre em torno do perímetro, enquanto abriga no seu interior três espaços que procuram surpreender o visitante, cada um com uma estética única: Para atuar, um grande palco flexível, de 3x5 metros, que se abre em toda a sua largura com uma porta desdobrável. Para compartilhar, um área molhada que atende ao grande espaço aberto na entrada da moradia. Para o refúgio, um closet proporciona intimidade em relação à circulação do quarto, sem conexões entre as áreas molhadas que o antecedem e o sucedem.
Completa-se o percurso ao redor da caixa com o restante do programa: cozinha, sala, quarto, escritório e banheiro, como parte da circulação perimetral, quebrando a relação hierárquica e tradicional entre espaços.