-
Arquitetos: atelier N
- Área: 130 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Kai Nakamura
Descrição enviada pela equipe de projeto. O local é uma área residencial próxima à Cidade do Lago, em Koshigaya, na Província de Saitama. Ele está situado em um lugar onde campos de arroz permanecem como um vestígio do passado. Neste local foi proposto um novo restaurante de udon. O terreno adjacente é um campo de arroz, tal como o local de construção originalmente era. Primeiramente, o projeto começou a tirar vantagem do ambiente tranquilo dos campos de arroz. O layout e planta do edifício foram projetados para se alinhar à forma retangular do campo de arroz adjacente, tornando o prédio alongado com um lado curto de 4,55 m e um lado longo de 27 m.
Conforme visto da vista do edifício através dos campos de arroz, é possível desfrutar da visão completa dos campos enquanto se come udon de dentro do edifício. O vento que sopra de sul para norte passa pelo prédio e alcança os campos de arroz no lado norte. O movimento das espigas de arroz ao vento também representa a brisa agradável que sopra nesta região. Em relação à construção do edifício, tentou-se evitar fazer alterações, tanto quanto possível, para que fosse uma construção primitiva que pudesse ser concluída assim que a estrutura fosse montada. O piso é finalizado aplicando um agente endurecedor à superfície do concreto básico de 400 mm de espessura e, em seguida, esculpindo a superfície.
A fundação, pilares e vigas foram expostos, e vidro foi fixado à estrutura para criar uma fronteira entre o interior e o exterior. Nenhum outro trabalho foi realizado. Antes da montagem, a estrutura foi trazida e pintada com uma mancha de óleo para repelir a chuva. Acredita-se que uma estrutura tão primitiva se integrou à paisagem dos campos de arroz vizinhos e tornou-se parte do local sem perturbar o ambiente tranquilo e a paisagem original. Aproximadamente 300 pilares de cedro com uma seção transversal de 90 mm quadrados e 3 m de comprimento estão suspensos ao redor do perímetro externo do edifício para servir como venezianas, mas esses pilares suspensos são, na verdade, projetados para se assemelharem a cortinas noren gigantes.
Uma cortina noren feita de pilares suspensos convida os clientes. Uma vez dentro do edifício, há um espaço aberto que é diferente da impressão do lado de fora. Há campos de arroz na sua frente, e é possível desfrutar do udon especial e tempurá feitos pelo proprietário. Acredita-se que foi criado um restaurante de udon onde se pode comer, beber cerveja e relaxar. Qualquer pessoa pode passar facilmente pelas cortinas de madeira do estacionamento de cascalho, que foi propositalmente projetado para ser rústico e não intimidante, e entrar na loja, onde a agitação dos clientes ecoa no piso de concreto, cercado pelo aroma de madeira e da estrutura. Há um campo de arroz na frente do espaço.