-
Arquitetos: Arquitectura Mixta
- Área: 593 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Pacha Mother / Adrian Hernandez
-
Fabricantes: ETFE Films, Galápagos, Grasshopper, Ladybug, Parakeet, Python C, Rhinoceros 3D
Descrição enviada pela equipe de projeto. As estruturas desenvolvidas pelo Arquitectura Mixta para o hotel "Impression Isla Mujeres By Secrets" foram inspiradas pelo contexto natural e geográfico únicos do projeto. O hotel, localizado na ponta sul de Isla Mujeres, México, próximo ao parque natural de recifes Garrafón, oferece vistas panorâmicas do Mar do Caribe em ambos os lados do projeto e é um dos únicos lugares no México onde se pode apreciar o pôr do sol sobre este mar.
As 4 estruturas de Bambu projetadas pelo escritório celebram as vibrantes cores do Caribe Mexicano, assim como a exuberante vida que ele abriga. Apesar de suas diferenças em forma e escala, as estruturas criam um diálogo entre si, tornando-as partes de um único conceito e uma única família, linguagem que se relaciona através de suas coberturas ondulantes, transparências, tecidos e a interação da luz e da ventilação.
A intervenção proposta para o hotel consiste em 4 estruturas com diferentes usos. No Rooftop (cobertura) do Hotel foi criada uma estrutura chamada Ola, que como o seu nome indica faz alusão às ondas do mar. Também foi prevista uma cabine de DJ, uma cobertura pequena de bambu com colunas em forma de corais.
No nível 0 do hotel, ao sair para a piscina principal, encontra-se o bar molhado e atrás dele o templo, a principal estrutura do projeto. O templo foi inspirado no Caracol-do-mar Mexicano (cyphoma gibbosum), que habita as águas quentes do Mar do Caribe e do Golfo do México.
Essa criatura, com suas formas ondulantes e padrões exuberantes, foi interpretada como uma imponente estrutura com arcos catenários de 12 metros de altura, que suportam camadas ondulantes de tecidos de bambu que escondem em seu interior um sistema móvel que, ao se mexer com o vento, criam sons harmônicos que surgem do topo da estrutura. As estruturas de estilo Bio-Paramétrico para este projeto foram projetadas utilizando processos computacionais complexos e por meio do desenvolvimento de algoritmos computacionais específicos.
Alguns exemplos dessas tecnologias são o uso de Python, uma linguagem de programação comumente usada para software e web. Esse recurso foi utilizado pelo Arquitectura Mixta para o desenvolvimento de curvas matemáticas utilizadas para criar as ondulações nas coberturas que fazem referência às ondas do mar. Posteriormente, foram utilizados algoritmos de análise ambiental para adequar as formas e eficiência das estruturas à chuva e radiação solar, garantindo o conforto e o comportamento das estruturas em diferentes situações climáticas.
Através do uso do Galápagos, uma ferramenta que trabalha com algoritmos de otimização genética, o projeto das estruturas foi otimizado, identificando os pontos de apoio mais eficientes. Alguns desses processos e tecnologias são utilizados por arquitetos em todo o mundo que trabalham com sistemas construtivos convencionais, como concreto e metal; no entanto, é a primeira vez no mundo que essas tecnologias são aplicadas na bioconstrução.