Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta intervenção amplia uma residência unifamiliar em Aravaca para criar um pavimento extra onde uma nova moradia seria introduzida. A reforma consiste em tornar habitável o terraço localizado no último andar da casa para abrigar um apartamento independente para o filho da família.
O processo de criação do novo espaço começou a partir do aspecto externo da intervenção. Como coroar a residência anterior, de tijolos coberta por muita vegetação, foi a reflexão mais importante ao começar o projeto. Para evitar que a altura da casa aumentasse excessivamente, escolhemos a forma abobadada. Assim, conseguimos alcançar maior altura no interior, proporcionando maior qualidade espacial, sem que parecesse tão alto visto de fora. Além disso, essa forma de coroar não competia com as formas cúbicas do restante da residência.
Queríamos que esse novo andar que se expandia para cima fosse percebido como um elemento diferente, e assim surgiu a ideia de utilizar cortiça, além de se encaixar por sua leveza e capacidade isolante em contraposição à solidez do tijolo do restante da residência. Para a abóbada, decidimos utilizar zinco. Todo esse processo foi surgindo de maneira muito fluida, com clientes dispostos a tudo que propúnhamos. Assim que surgiu a criação da abóbada e, partindo da necessidade de priorizar as incríveis vistas dessa altura, o espaço interior tomou forma rapidamente.
A residência possui 50m2 no térreo, onde está localizado o acesso, um quarto e um banheiro, e o andar superior com 130m2, que é dividido em duas áreas: a área privada e a área pública. A área privada possui um quarto e um banheiro. Na área pública, estão a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar em um grande espaço aberto para a área externa, com grandes janelas para o norte. Todo esse espaço também possui uma grande clarabóia, que antes iluminava o vão da escada e agora inunda a sala de luz zenital.
O interior é resolvido com poucos materiais. Pisos autonivelantes de argamassa, chapa de aço inoxidável polido para bancadas e ducha, e painéis de contraplacado e linóleo para o restante do mobiliário: cozinha, armários, prateleiras, até mesmo portas e escadas. O projeto brinca com o contraste entre materiais frios e quentes. A estrutura de vigas e pilares de concreto original também desempenha um papel importante, deixada à vista e contrastando com a nova estrutura de pilares metálicos esbeltos, pintados de azul céu para se fundirem com as vistas privilegiadas da residência.