-
Arquitetos: Idee architects
- Área: 250 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Trieu Chien
-
Fabricantes: Da Ong, Hanoi Paint, TAICERA, Xingfa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Dong Mo é um projeto arquitetônico concebido para estabelecer um modelo aplicável à arquitetura rural no Vietnã, integrando práticas agrícolas sustentáveis com a tendência contemporânea de viver próximo à natureza e abraçar a agricultura limpa. A estrutura serve como residência em uma fazenda de grande escala, construída com um investimento equilibrado e funcionalidade. Ela busca elevar a qualidade da vida rural, promovendo atividades diárias e atuando como um centro de interação comunitária.
A solução arquitetônica é projetada para servir como um arquétipo para estruturas rurais adaptáveis, alinhando-se com as demandas da produção moderna e das condições de vida. Ela abraça a simplicidade e facilidade de execução, adequada para projetos em que os proprietários se auto organizam na construção. Além disso, incorpora os princípios intrínsecos da arquitetura sustentável, incluindo o uso de materiais locais, iluminação e ventilação natural, implementação direta, eficiência energética e um design que dialoga com a natureza.
A varanda espaçosa não apenas se estende como um espaço de atividades para a vida rural, mas também atua como um ponto de encontro, promovendo conexões com a comunidade local e sediando eventos e celebrações tradicionais vietnamitas. A estrutura é um bloco quadrado embutido sob um grande telhado de metal corrugado - uma abordagem arquitetônica tradicional para reduzir a radiação térmica no volume, reduzindo assim os custos de resfriamento. A estrutura consiste em pilares de aço redondos que sustentam o telhado, enquanto os quartos são dispostos de forma flexível no espaço abaixo. Essa solução estrutural está alinhada com o nível de investimento do projeto.
O pátio interno apresenta uma cobertura retrátil para fornecer abrigo contra chuva ou sol, atendendo tanto às reuniões de colheita quanto ao uso espacial expandido. A pedra local, com suas cores e texturas distintas, permeia o projeto, criando uma relação amigável com a arquitetura tradicional nas proximidades, além de melhorar o isolamento acústico e as propriedades térmicas. A madeira proveniente de florestas gerenciadas de forma sustentável passa por estágios de processamento para permitir o uso duradouro.