-
Arquitetos: HENN
- Área: 46000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Simon Menges
Descrição enviada pela equipe de projeto. No extremo leste de Hanover, a nova sede da Continental AG projetada pela HENN consolida várias funções anteriormente distribuídas pela cidade em um único local. Seu desenho dinâmico reflete a evolução da empresa, de um fabricante de pneus para um grupo de tecnologia inovadora na indústria automotiva alemã.
Este projeto permite que a Continental se beneficie de um desenvolvimento semelhante a um campus, formado por edifícios independentes interligados e incorporados em um ambiente urbano, incluindo edifícios de escritórios e administrativos, hotéis e indústrias. O volume está localizado em dois terrenos separados por uma estrada de oito pistas. A ideia principal do projeto deriva dessa localização: um complexo inspirado em circuitos de corrida. Ele conecta os edifícios ao norte e ao sul da estrada por meio de uma ponte com mais de 70 metros de extensão.
No segundo andar, o circuito percorre todos os volumes e atravessa a ponte como um contínuo espacial dinâmico que interconecta todos os prédios e funcionários. Ele funciona como o centro de comunicação da nova sede, fornecendo uma ampla variedade de espaços, incluindo áreas de trabalho colaborativas, bem como espaço para compartilhamento de conhecimento e encontros informais. Além das áreas para trabalho, essa configuração cria espaços para interação social, onde as pessoas podem se encontrar.
O circuito estabelece uma rede horizontal de escritórios e salas de reunião, uma cafeteria e um centro de saúde. Em suas extremidades norte e sul, ele se conecta no nível do primeiro andar por meio de dois "touchdowns". É aqui que estão localizados os dois átrios, que dão as boas-vindas aos funcionários e visitantes, além de fornecerem conexões diretas com a cantina da empresa e um estúdio de gravação de TV. Os interiores dos ambientes de trabalho e da cantina da equipe foram projetados pelo Ippolito Fleitz Group.
O conceito básico de projeto permanece claramente visível tanto nos interiores quanto externamente. Na fachada de vidro lisa, articulada por perfis cinza escuro, painéis de vidro coloridos marcam o circuito em todos os lados e conectam visualmente os volumes para formar um todo coerente. Graças à sua fachada solar invertida e eficiente em termos de energia, os volumes não requerem sombreamento solar externo.
O complexo está inserido em uma área paisagística de acesso público generosamente projetada, a qual permite que as árvores permeiem o campus. Os volumes individuais cercam pátios mais isolados, que oferecem locais de trabalho ao ar livre, bem como espaços para recreação.
A nova sede da Continental incorpora o poder da comunicação e cooperação, reunindo as pessoas sob um único teto para moldar o futuro da mobilidade.