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Arquitetos: Renata Lovro Arquitetura
- Área: 800 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Ana Helena Lima
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Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Coral, Deca, Fogões shop, GRAPHISOFT, Granilites, Poloar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Yiayiá é uma escola para a primeira infância baseada no princípio do livre brincar. Ela representa um exemplo notável de como a pedagogia e a arquitetura podem convergir para criar um ambiente educacional inovador e profundamente centrado na criança. A palavra "Yiayiá,", cujo significado é vovó em grego, encapsula os valores fundamentais dessa instituição educacional que são afeto, respeito à individualidade e um profundo senso de aceitação e pertencimento. Esses princípios orientaram o desenvolvimento do projeto arquitetônico da escola que, ao invés de impor um ambiente rígido e estruturado, se propõe a criar um espaço onde as crianças possam viver no seu próprio tempo, explorando e aprendendo de forma livre e autônoma.
Uma característica importante desse projeto educacional é a organização dos alunos em ciclos, em contraposição às tradicionais salas de aula. Para tanto, os educadores desempenham um papel crucial ao observar, fornecer segurança e intervir apenas quando necessário, sem impor atividades. O projeto arquitetônico reflete essa abordagem ao maximizar a conexão entre os espaços, proporcionando uma visão completa para os adultos, enquanto permite às crianças liberdade para explorar.
Os dois ciclos estão acomodados em andares distintos e têm layout flexível para se adaptarem às mudanças de interesses e atividades das crianças. O ciclo 2, direcionado aos maiores, ocupa o térreo do casarão e tem acesso direto ao espaçoso e lúdico jardim. Para além da generosa área verde, o pátio com seu formato ovalado e jardineiras-bancos, conforma um local acolhedor na área externa e une o casarão à sala de artes, cuja clarabóia garante um aspecto lúdico, além de valorizar a iluminação natural. Esse ambiente é usado por pais e educadores em workshops aos fins de semana e também pelas crianças maiores dentro do horário escolar.
O pátio possui portanto um papel simbólico de espaço agregador, tanto de atividades com as crianças, quanto com os pais, educadores e convidados em eventos. O ciclo 1, é direcionado às crianças menores e está localizado no andar superior, oferecendo um ambiente mais protegido, que estimula atividades físicas, exploração sensorial e momentos de descanso. Uma grande janela amplia a luminosidade do ambiente, garantindo também conexão visual do interior da sala com o tanque de areia localizado na varanda. Ambos os andares possuem tanques externos para lavar as mãos e instalações sanitárias adequadas às faixas etárias das crianças, incentivando sua autonomia. A escola também dispõe de uma cozinha e uma área equipada com mesas coletivas, promovendo a partilha de refeições entre os alunos.
A transformação respeitosa e inovadora da edificação, que era originalmente uma residência unifamiliar, preserva sua história e contexto ao mesmo tempo que incorpora uma visão contemporânea e sustentável para o futuro. Em contraste com a ideia de pensar a escola a partir de uma folha em branco, a intervenção arquitetônica abraçou o valor do patrimônio existente como ponto de partida para dar contorno ao que a pedagogia particular daquele projeto demandava, buscando tanto compreender o espaço dado, como justificá-lo perante às novas necessidades. Dessa forma, a Casa de Yiayiá se destaca na busca de como educação e a arquitetura dialogam em prol do desenvolvimento pleno e saudável das crianças, colocando autonomia, liberdade e acolhimento no centro de sua abordagem educacional e de seu projeto arquitetônico.