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Arquitetos: Dietrich | Untertrifaller, phBa architectes
- Área: 4536 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Aldo Amoretti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um colégio composto por madeira, sombra e luz e uma edificação com geração de energia positiva com baixa emissão de carbono para promover a economia circular. Na maioria de nossos prédios escolares, a madeira está presente para criar uma atmosfera leve, acolhedora, propícia ao aprendizado e ao senso de união. Esse é o caso também da Escola de Ensino Fundamental D'Orlinde em Bretenoux. Localizada na junção de duas comunas, moldando uma praça pública, ela ajudará a revitalizar esta área, atualmente em transformação. O volume de um só andar lembra as bastides medievais da região e, graças aos materiais escolhidos, está naturalmente inserido em seu ambiente rural. No entanto, oferece um toque de estilo urbano na entrada da vila.
Todas as funções são organizadas no volume horizontal, caracterizado por uma cobertura circundante de madeira carbonizada escura, impedindo o superaquecimento do volume e protegendo-o das intempéries. Esse caráter introvertido do projeto contrasta com os interiores generosos e comunicativos, dominados por madeira clara. Pátios internos e claraboias permitem que a luz natural alcance o interior da edificação.
As salas estão dispostas ao redor de uma zona de acesso central delimitando as áreas funcionais individuais da escola. Instalações públicas, como a biblioteca, o restaurante, as salas para cuidados e o pátio, estão localizadas ao redor de um espaço chamado de "mercado" coberto. Todas as salas de aula se beneficiam de iluminação natural em ambos os lados.
A Escola Secundária de Bretenoux é a primeira da região a produzir mais energia do que consome, graças a 1.200 metros quadrados de painéis fotovoltaicos no telhado. Uma sonda geotérmica também aquece o volume no inverno. Autossuficiência energética, design bio-climático controlado, uso de biomateriais locais, uso máximo de luz natural: tudo é feito para reduzir sua pegada de carbono e alcançar suas altas ambições ambientais.
Materiais sustentáveis e de base biológica. Para reduzir a pegada de carbono optamos por usar materiais sustentáveis, como madeira, isolamento à base de plantas, tijolos de terra crua, etc. Esses materiais foram selecionados também por serem obtidos localmente, reduzindo ainda mais a pegada de carbono.
Redução do consumo de energia. Para reduzir o consumo de energia, a luz natural foi priorizada, minimizando a iluminação artificial; a qualidade do ar foi melhorada com o uso de filtros de carvão e a água da chuva reutilizada para fins sanitários e para regar as áreas verdes.
Uma pegada de carbono reduzida. A construção da escola de Bretenoux faz parte do experimento E + C-, uma iniciativa voluntária lançada pelo Ministério da Transição Ecológica e ADEME que incentiva a indústria da construção a se mover em direção a edifícios com balanço energético positivo e baixa emissão de carbono. Em termos de desempenho ambiental, ao longo de todo o ciclo de vida da edificação, a Escola Secundária de Bretenoux recebeu a classificação Carbon 1.
Energia fotovoltaica. A cobertura é equipada com uma instalação fotovoltaica de 1200 m2 com capacidade de 250 kW-pico (produção elétrica máxima em condições padrão), mais potente do que qualquer edifício do departamento.