-
Arquitetos: Kersten Kopp Architekten
- Área: 757 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Werner Huthmacher
-
Fabricantes: Arcluce, Brunner, Cobiax, Knauf, Roofinox, Schüco
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como uma estrutura futurista e reluzente, o pavilhão térreo fica no novo pátio da Escola Johanna Eck. Os alunos da escola secundária integrada de Berlim-Tempelhof agora podem utilizar o novo anexo, construído como um pavilhão multifuncional na transição do pátio leste para os campos esportivos.
O edifício alongado é dividido por curvas internas e externas, proporcionando conexões dinâmicas entre os espaços internos e externos por meio de áreas envidraçadas. No seu interior, a cantina, a cafeteria, o clube, a sala de leitura e a área multifuncional formam um espaço coeso e fluido, podendo ser unificados ou divididos conforme necessidade por meio de paredes rotativas. Além disso, duas áreas de serviço embutidas e mobiliadas separam e organizam esse espaço contínuo.
No interior, as cores cinza e amarelo desempenham um papel fundamental. Paredes de concreto aparente, piso cinza e um teto acústico reluzente caracterizam o novo espaço de encontro, proporcionando uma atmosfera industrial com uma estética moderna. As superfícies amarelas contrastantes das prateleiras em madeira se destacam em meio aos tons neutros das paredes e do piso.
A fachada é um elemento marcante do edifício e enfatiza sua função especial no terreno da escola. As áreas fechadas da estrutura externa são formadas por paredes de concreto armado, intencionalmente expostas no interior. Já o material da fachada, composto por escamas de aço inoxidável jateado dispostas em um padrão de diamante, conferem um aspecto futurista ao edifício.
Esse revestimento metálico se estende também pelo telhado inclinado, mantendo a unidade visual com a fachada. O padrão de diamante na fachada foi especialmente desenhado para se adaptar à complexidade geométrica do edifício, demandando ajustes no local e inviabilizando a utilização de peças pré-fabricadas. O material foi fornecido em rolos e cortado e dobrado por uma empresa de construção metálica de Berlim em sua oficina. Na escolha dos materiais, houve uma preocupação com a durabilidade e robustez para resistir a possíveis atos de vandalismo e garantir a longevidade da estrutura, tanto interna quanto externamente.
Os amplos elementos de janela, do piso ao teto, proporcionam vistas generosas e passagens para o exterior, oferecendo uma aparência limpa e moderna. Com partes móveis que deslizam suavemente, as janelas se alinham à parede de aço inoxidável, criando uma aparência uniforme e nítida.
O telhado plano do edifício foi concebido como uma laje de concreto reforçado, conhecida como “bubble deck” ou “Cobiax slab”. Sua estrutura de alta capacidade de carga e flexibilidade permite vãos amplos sem a necessidade de suportes adicionais, proporcionando uma utilização versátil e uma transição harmoniosa entre os diferentes espaços.
O novo edifício foi projetado para se destacar, proporcionando uma experiência marcante aos alunos, professores e visitantes da Escola Johanna Eck.