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Arquitetos: WE LIVE ARCHITECTS
- Área: 1600 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Arch-Exist
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no Bloco B da Luxe Zone, onde dois embasamentos recuados de duas torres configuram uma área comercial relativamente fechada. Semelhante a outros projetos comerciais, o usuário se depara com um ambiente de mercado em constante evolução ao ser implementado. Atualmente, as pessoas buscam novas demandas por espaços de experiência, identidade cultural e expressão criativa. Este projeto explora a reorganização do espaço com base nessas novas demandas, inserindo um "código" leve na ordem existente para revitalizar o ecossistema comercial da comunidade. Em projetos de revitalização comercial, antes de iniciar o projeto, é necessário um "diagnóstico" detalhado, identificando o problema principal e adotando estratégias eficazes para solucioná-lo.
A equipe de arquitetura enfrentou três desafios no início deste projeto:
- No aspecto do modo espacial, a praça atual, aberta para o céu, não se alinha com a necessidade de reunir vitalidade para atividades dos consumidores.
- Em termos de atmosfera espacial, as fachadas arquitetônicas frias precisam se ajustar às exigências de uma área comercial dinâmica e vibrante.
- O projeto convencional limita as possibilidades, distante da ideia do "Bloco do Proprietário".
O projeto do espaço se torna a realização física da intenção comercial; todas as ações giram em torno do posicionamento do "Bloco do Proprietário" e buscam enriquecer continuamente o conteúdo e os limites espaciais.
Os "Proprietários" são indivíduos com paixão, criatividade e vontade de compartilhar um novo estilo de vida. A equipe de arquitetura busca destacar seus aspectos positivos e explorar mais possibilidades para fazer deste bloco um refúgio para eles. Por meio de um "Diagnóstico", a equipe atualizou o modo espacial, não apenas a fachada. A estratégia envolve adicionar estruturas brancas para obter uma sensação de leveza de um espaço em branco, cobrindo os materiais e cores originais. Isso transformou o bloco em um pano de fundo para os locatários, oferecendo um espaço branco respirável para as empresas mostrarem seu design e personalidades de marca. Esse assentamento tridimensional compreende um sistema de superfície, linha e ponto.
Sistema 1: Marquises leves e brancas bloqueiam a vista das torres maciças acima e diminuem a altura, formando um espaço cinza protegido. Isso permite combinações diversificadas de espaços ao ar livre em diferentes escalas, atendendo às necessidades e incentivando os pedestres a permanecerem. A alternância contínua entre os blocos sólidos e em malha criam um jogo de luz e sombra de forma ordenada, estabelecendo uma hierarquia mais refinada.
Sistema 2: As varandas lineares e o mobiliário ao ar livre enriqueceram o terraço do segundo pavimento. Combinados com as marquises, encorajam os proprietários a saírem de suas lojas, interagirem e fazerem uma pausa, transformando o bloco em um local de trabalho e convívio.
Sistema 3: A praça é pavimentada com uma camada de matriz branca. Ela possui floreiras de árvores móveis, permitindo que os operadores reorganizem o espaço.
Ao contrário de layouts comerciais tradicionais e estáticos, onde os logos dos proprietários, árvores e adesivos de parede são fixos, as exibições externas aqui se concentram em estimular comportamentos dos usuários. A experiência do comportamento humano é o objetivo final do projeto. A relação entre as estruturas novas e existentes é crucial para a segurança do projeto. A inserção das colunas X e Y precisa atender aos requisitos originais de carga sem obstruir vitrines e sinalizações. O amplo fechamento incorpora um sistema de drenagem organizado para ocultar calhas de chuva. A drenagem das novas estruturas se integra perfeitamente ao sistema de drenagem existente por meio de tubos ou correntes de água da chuva. O projeto foi controlado de perto, concluindo a construção em seis meses para atender aos prazos operacionais para locação.