-
Arquitetos: NEBR Arquitetura
- Área: 60 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Felipe Petrovsky
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserida em uma planície costeira, Baía Formosa é uma praia do litoral sul no estado do Rio Grande do Norte. Aflora uma exuberante beleza natural circundada por lagoas, dunas de areia e reserva de mata atlântica. A origem do seu território foi dada por um núcleo de pescadores e hoje tornou-se um destino procurado principalmente para quem busca a prática do surf no Nordeste.
Sem excessos, tudo que precisávamos era desenhar um espaço para abrigar a imobiliária local responsável pelas vendas do empreendimento residencial que será executado nos próximos anos. Ao estudarmos a essência dos abrigos praianos nos deparamos com construções assertivas – sob a luz técnica da racionalização construtiva – em ensinamentos sobre suas técnicas e métodos construtivos.
Aliar arte, técnica e baixo custo resultou em uma edificação despida de vaidades. Dessa forma, as paredes brancas e caiadas erguidas sob o piso em cimento queimado, ao receber janelas com venezianas em madeira pintadas na cor azul revelam leveza e afeto, principalmente pela discrição de seu desenho. Madeira, tijolo, areia e cimento materializados em uma pequena edificação com 60m² construída pela mão de obra local.
Weimer, no livro Arquitetura Popular Brasileira, defende que o termo popular é melhor aplicado “às manifestações construtivas do povo”. Assim, por meio de uma construção simples e honesta, o estande de vendas do loteamento foge da previsibilidade praticada pelo mercado imobiliário e visa resgatar, através da arquitetura, o sentimento de pertencimento de uma casa genuína de pescadores.