-
Arquitetos: Ignacio de Antonio, Oficina BA-RRO
- Área: 100 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Maru Serrano
-
Fabricantes: Los Pepotes
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento está localizado em uma torre residencial com estrutura de concreto armado construída em 1968. Duas grandes vigas com altura de 60 cm e 4 pilares de concreto atravessam cada um dos apartamentos deste edifício. A estratégia do projeto consiste em despir uma dessas residências até identificar seus elementos estruturais e convertê-los em peças protagonistas do espaço.
À capacidade organizativa desses elementos é sobreposta uma caixa central - a cozinha - coração do apartamento. Sua rotação em relação aos eixos principais permite organizar as circulações com estreitamentos e alargamentos para acomodar espaços de escalas intermediárias. Desenrola-se um jogo de planos e visuais cruzados que escapam em direção ao horizonte exterior.
As portas do piso ao teto são os planos verticais que participam do jogo de limites que se desvanecem entre os diferentes cômodos da casa. Os pilares metálicos em forma de cruz são as linhas em que convergem os diferentes planos das portas, abrigando os mecanismos de abertura e fechamento.
Ao longo do apartamento, há detalhes que influenciam na compreensão, articulação e funcionamento do espaço, entendendo que sua leitura também pode ser feita a partir da materialização de seus encontros. O projeto explora os diferentes materiais escolhidos, a madeira, o concreto aparente, a cerâmica e os elementos metálicos. A renovação e adaptação deste apartamento concentra-se nos espaços para viver e em preservar a essência de uma arquitetura que deixa lugar para o inesperado.