-
Arquitetos: Raglan Squire & Partners, Toyo Ito & Associates
- Área: 42 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Form Practice, Madeni Jais
Gaia - o edifício de madeira mais expansivo da Ásia - é nomeado após a deusa grega da Terra e representa uma ousada união entre Toyo Ito & Associates, Architects, e RSP, evidenciando excelência no projeto de ambientes educacionais e expertise arquitetônica sustentável. A construção de seis pavimentos é um centro de aprendizado, pesquisa e inovação - um lugar onde os alunos, professores e funcionários da NTU se conectam e colaboram.
"O projeto simboliza o ápice da inovação colaborativa, ultrapassando os limites da arquitetura, sustentabilidade e técnicas de construção. Estamos incrivelmente honrados e entusiasmados por sermos reconhecidos pelo SIA Architectural Design Awards 2023; isso destaca nosso compromisso inabalável em ultrapassar os limites do design e da inovação na RSP Singapore", disse o Sr. Seah Chee Kien, Diretor Sênior da RSP Singapore.
Localizado em Singapura, Gaia é um edifício de 6 pavimentos em madeira engenheirada em massa (MET), com espaços de ensino do 1º ao 3º pavimento, um centro de pesquisa no 4º pavimento, escritórios para professores no 5º e 6º pavimento, estacionamento subterrâneo e um bloco auxiliar de M&E de um único pavimento na Universidade Tecnológica de Nanyang.
O edifício tem aproximadamente 220m de comprimento, com um sistema construtivo de madeira modular simples e eficiente. Os componentes de MET podem ser pré-fabricados e montados no local, agilizando a construção e reduzindo a necessidade de mão de obra.
Um material altamente renovável, o uso de MET contribui positivamente para a sustentabilidade ambiental. Sua alta resistência em relação ao peso facilita a manipulação em comparação com aço e concreto.