-
Arquitetos: Piano Piano Studio
- Área: 70 m²
- Ano: 2023
-
Fotografías:Milena Villalba
-
Fabricantes: MADENTIA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao abrir a porta fomos recebidos por um espaço estreito e escuro do qual surgia um longo corredor que percorria toda a casa, dando acesso a 5 cômodos: um banheiro, um quarto grande, um quarto pequeno, uma cozinha e uma sala de estar-jantar. Encontramos uma arquitetura monótona com uma pobreza espacial evidente, com a qual o proprietário - apesar de ter morado nela por mais de 10 anos - nos contou nunca ter se acostumado e transmitiu seu desejo de dar personalidade, brilho e calor ao seu lar.
A partir dos 70 m2 da casa e dos requisitos do proprietário, propusemos 3 áreas que fluíssem entre si e que, conforme necessário, pudessem ser utilizadas como um único espaço ou como três espaços independentes: quarto - banheiro, sala multiuso e cozinha-sala de jantar.
A casa 3x1 é alcançada pela demolição de algumas paredes e pela abertura de outras, resultando em um corredor ambíguo, infinito e iluminado o tempo todo. Esse corredor será uma área de passagem mas também, se o usuário quiser alterar as aberturas dos cômodos, poderá fazer parte de um deles. É precisamente o "não-corredor" o elemento estruturador da livre organização das peças e do percurso entre elas, afastando-nos do corredor estreito e infinito que não tinha outra função além de ser percorrido.
Essa versatilidade do corredor confere tanta potência à intervenção que podemos entender a casa como um grande espaço, um longo corredor que se expande e se contrai, ou como três espaços independentes, o que confere uma flexibilidade total aos percursos.
A fim de conferir uma estética mais marcante e proporcionar luz e personalidade à intervenção, foram escolhidas três cores como diretrizes tanto organizativas quanto de uso no projeto.
Antes da reforma, a casa era pintada inteiramente de cinza, seguindo um recurso utilizado pelo proprietário para amenizar a cor cinza das janelas. Juntamente com o piso bege acinzentado fosco e a marcenaria em tons claros, a imagem que apresentava estava longe de ser luminosa; ao contrário.
Como estratégia oposta, por meio de uma composição de 3 cores que ajudassem a organizar um único espaço subdividido em três, atribuímos cada uma das cores aos elementos de acordo com a intenção nos espaços, podendo assim oferecer pistas de usos e funções de cada um deles.
Dessa forma, no projeto, o recurso da cor se torna o mais importante da intervenção, com o objetivo de oferecer ao proprietário um lar onde ele possa acomodar todos os seus pertences de maneira confortável e receber amigos e familiares em uma casa mais adequada a ele do que era antes.