-
Arquitetos: H-H Studio
- Área: 204 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Hoang Le
-
Fabricantes: INAX, Nam Sung
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto específico: uma casa para jovens famílias desenvolvida pela H-Hstudio para se adaptar às mudanças na vida social e, em particular, na arquitetura após a pandemia de COVID-19. A casa se transforma de um lugar de residência em um lugar para viver, um lugar para trabalhar, um lugar para estudar, um lugar para se comunicar, um lugar para cultivar alimentos, um lugar para se exercitar e um lugar para se divertir. Para crianças, adultos e famílias inteiras a casa se torna muito importante porque a maioria das atividades básicas e o tempo de vida ocorrem no espaço doméstico.
O nosso cliente não é uma exceção às mudanças acima: o pedido foi projetar uma casa para uma jovem família de 4 membros, marido e mulher (trabalhando completamente remotamente) e 2 crianças pequenas. O projeto está localizado em uma nova região residencial, com uma área de 105m2 (5x21m); a face principal está voltada para o sudeste (a direção principal do vento fresco de verão da cidade de Da Nang). Os lados restantes não possuem construções adjacentes.
Uma característica comum das jovens famílias são seus muitos sonhos, planos, hobbies... Portanto, antes de começar a projetar, passamos um tempo discutindo com os clientes como trabalhar juntos e construir metas mais realistas para a casa:
- Quanto às condições: dentro de uma área de 5x21m e um investimento modesto (1,7 bilhão de VND equivalente a 70.000 USD), deveríamos priorizar o investimento em espaços básicos. Outros, como mesas e cadeiras, horta, etc., serão concluídos de acordo com as necessidades, bem como com o tempo e as condições financeiras.
- Minimizar a densidade de construção para aumentar a área verde e o espaço aberto
- Adaptar-se às condições climáticas tropicais: sol, vento, umidade, chuva, tempestades
- Flexibilidade no espaço comum
No térreo, a edificação possui uma estrutura em forma de "U" (invertida) simétrica em relação ao eixo y, com 3 jardins entrelaçados nessa estrutura, permitindo que os espaços funcionais acessem diretamente o ambiente natural. A estrutura em forma de "U" aumentará em altura (reduzindo a densidade da construção para menos de 50% = 46,2m2) e se desenvolverá de forma flexível da frente para trás - o bloco alto na parte posterior bloqueará o sol oeste e os ventos do noroeste impactando o volume. O bloco frontal tem como objetivo ajudar todos os espaços no bloco posterior (cozinha, 2 quartos) a receberem diretamente o vento sudeste, bem como a luz que brilhará profundamente no pátio - onde os membros da família ainda podem se conectar facilmente onde quer que estejam.
Em termos de espaço, essa estrutura flexível criou muitas camadas de jardins, varandas, galerias e terraços em alturas diferentes. No primeiro nível, a cozinha e a área de jantar ficam atrás, então é possível ver toda a casa. A varanda é usada de forma flexível como um espaço multiuso: receber convidados, relaxar, trabalhar, fazer festas e estacionar bicicletas e motos à noite... A varanda é combinada com o pátio e o jardim frontal (como limite de terreno de 7m), criando um espaço arejado para as 2 crianças brincarem nos 63m2.
O quarto de trabalho e estudos (tamanho: 3,8x1,8 m) será usado durante reuniões quando for necessário se concentrar... em outros momentos, sua localização pode ser completamente flexível dependendo do clima e das necessidades pessoais. O quarto principal no mezanino é posicionado para observar toda a casa e os dois quartos das crianças. Acreditamos que um ambiente de vida claro é um começo importante para uma jovem família.