-
Arquitetos: Onze arquitetura
- Área: 16300 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Guilheme Pucci
-
Fabricantes: Alloy, Deca / Duratex, Eliane, Fermax, Hydro-Alcoa, Legrand, PKO do Brasil, Papaiz, Quartzolit Weber Saint Goban, Sincol, Sonex / Gyprex, Thyssem Krupp, Venturini marmoraria, Viapol
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Pesquisa e Inovação da USP (InovaUSP) pode ser interpretado como um avanço da linguagem arquitetônica do CDI-USP, complexo que está localizado ao seu lado, no mesmo terreno. A lógica construtiva proposta no CDI-USP, que parte do conceito do bloco-padrão, se materializa novamente no InovaUSP de maneira mais arrojada, principalmente no que se refere às intersecções dos blocos. O complexo predial possui ligação entre três blocos-padrão, de implantação determinada principalmente pela manutenção do maior número possível de árvores do local, e resultando em uma volumetria distinta não só do CDI-USP, como também dos demais edifícios no campus universitário.
No cruzamento perpendicular entre os dois maiores blocos (90m x 15m) encontra-se a escada escultórica que determina o acesso principal do complexo. A escadaria, vocacionada não apenas à circulação vertical, mas também como espaço de lazer e encontro, possui pilares de seção circular que sustentam um grande volume envidraçado. Este espaço abriga usos múltiplos que ali podem ser instalados mediante às demandas do complexo.
A flexibilidade dos espaços internos norteou o projeto e foi alcançada pela disposição de um volume hidráulico rígido na porção central de cada bloco padrão e da estrutura (modulação de 1,25m x 1,25m), onde os vãos de 7,50m no sentido transversal e 11,25m no longitudinal possibilitam diversas configurações de leiaute. O térreo dos blocos, em sua maior parte, é dedicado a estacionamentos e seus quatro pavimentos superiores são apropriados por diversas entidades com usos distintos.
Os fechamentos externos dos blocos são, em essência, compostos por grandes panos de vidro que possibilitam a visual constante da vegetação frondosa que circunda o complexo e também, quanto abertas, geram ventilação cruzada em todos os ambientes do complexo. Além dessa materialidade a disposição de sacadas em posições desalinhadas entre si conferem um movimento interessantes a todas fachadas do InovaUSP.
A junção dos três grandes blocos do complexo resultam, em seu miolo, em espaço agradável e aconchegante. Tal área foi apropriada como um espaço de descompressão onde a vegetação existente e o pergolado criado oferecem aos seus usuários possibilidades de descanso e encontro. A lógica deste espaço se repete acima do bloco flutuante da entrada onde encontramos um novo pergolado que abriga um espaço de uso coletivo.
Todos os níveis do complexo são interligados, e as salas possuem configuração flexível para eventuais mudanças de uso, prática recorrente na universidade. A área destinada aos dois complexos (CDI-USP e InovaUSP) é de aproximadamente 25.000 m², sendo que uma intervenção de escala urbana se fez necessária. As duas construções, apesar de terem usos distintos, unem-se na arquitetura na medida em que os espaços entre elas foram pensados para a apropriação pública de toda a comunidade acadêmica.
O InovaUSP atualmente desenvolve pesquisas e estudos centrados em inovação e que se dividem em diversos núcleos sendo os seus principais direcionados a soluções inovadoras para pesquisa interdisciplinares, laboratório de games e soluções digitais, laboratório de biologia sintética e sistemas, centro de inteligência artificial, e o importante Instituto Pasteur-USP.