-
Arquitetos: Tati Tavares + Alex Dalcin Arquitetura
- Área: 574 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Edgard Cesar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Olhar, assinada por Tati Tavares e Alex Dalcin, está localizada em Goiânia/GO, e foi criada para um jovem casal que está iniciando sua família. Eles são amantes da vida social, adoram receber amigos e familiares e valorizam cada momento compartilhado. Portanto, buscavam uma casa que não fosse apenas um abrigo, mas um local onde pudessem viver novas experiências e criar memórias.
O terreno de esquina apresentava um desafio, já que sua melhor vista enfrenta o Oeste, o que significa uma exposição direta e intensa ao sol da tarde. Assim, foi necessário criar um espaço que fosse luminoso e acolhedor, mas que também oferecesse conforto térmico durante as horas mais quentes do dia.
No pavimento inferior, a solução foi criar uma área de pé-direito mais baixo no perímetro da casa e pé-direito mais alto na área interna. Na porção entre estes dois pés-direitos, criou-se um muxarabi. Desta forma, temos um anteparo que barra a insolação direta, mas sem impedir uma iluminação abundante e sem atrapalhar a vista.
Já no pavimento superior, para a área íntima, foram utilizadas esquadrias com painéis vazados móveis na área externa e veneziana na área interna. Desta forma, temos três opções de abertura: venezianas fechadas, tampando completamente o sol; venezianas abertas e painéis fechados, permitindo a iluminação, mas mantendo a privacidade; e veneziana e painéis abertos, permitindo a visão completa.
Como o próprio nome já diz, a Casa do Olhar foi toda concebida pensando na sua vista privilegiada e, portanto, era necessário que houvesse o mínimo de anteparos visuais possível. Por isso, buscamos grandes vãos com poucos pilares e utilizamos vigas e laje protendida como solução construtiva. A ausência de paredes também gerou uma dificuldade no posicionamento dos ares-condicionados, portanto foi necessário abaixar alguns pés direitos internos para instalarmos um sistema de refrigeração central com grelhas.
O resultado foi uma casa aconchegante, que desafia os limites de interno e externo e possibilita uma vista plena do seu entorno com conforto térmico durante todo o dia.