-
Arquitetos: Cong Sinh Architects
- Área: 250 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: Gioi Nha, Hoa Phat, Panasonic, Sika, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada na Paróquia de Thanh Tam, na cidade de Ho Chi Minh. A inspiração para o design veio da arquitetura da "casa tradicional de 3 cômodos" com espaços que remetem ao estilo de vida das famílias vietnamitas ao longo de centenas de anos.
Similar à "sala da frente" da casa tradicional de três cômodos, um espaço de convivência comum é colocado no térreo, à entrada, próximo ao jardim da frente, e um pátio interno na parte de trás. Este pátio está situado entre a "sala da frente" e a "sala de trás" abaixo de uma treliça verde. No meio do espaço comum há uma área de culto e um aquário circular seguindo os princípios do feng shui. Com uma planta retangular, plana e sem divisões, os móveis no espaço comum de convivência podem ser dispostos de maneira flexível para atender às necessidades de uso variáveis da família ao longo do tempo. É um espaço acolhedor, atraindo as pessoas para se comunicarem entre si, com muita luz solar, vento, plantas e água.
Os espaços privados da família são projetados dentro de duas estruturas de concreto firme no primeiro andar. Esses espaços são divididos com materiais leves, que podem ser reciclados, movidos facilmente e transformados conforme as necessidades de uso ou mudanças no número de membros da família. Essas duas estruturas de concreto são projetadas para serem abertas e arejadas, com centenas de aberturas enfileiradas em ambos os lados, na forma de guelras, permitindo que as pessoas na família se comuniquem facilmente, mas garantindo ao mesmo tempo a privacidade necessária. No espaço comum os móveis podem ser dispostos de maneira flexível, e no espaço privado divisórias leves ajudam a casa a se transformar facilmente para atender às necessidades de várias gerações de uma família. Com isso, a estrutura de concreto, principal componente da cobertura e da sustentação da casa, não precisa ser reformada e pode durar mais.
A "sala da frente" e a "sala de trás" são abertas em duas direções. Elas são conectadas por um pátio interno, permitindo que a luz do sol e o vento alcancem todos os espaços. A casa possui paredes espessas e um telhado que oferecem bom isolamento. As duas estruturas de concreto no andar de cima possuem centenas de aberturas contínuas, semelhantes a guelras, para ajudar a regular a entrada de luz solar na casa e evitar a entrada da chuva. Esse design é muito adequado para o clima tropical do Vietnã. Após um ano de construção, o pomar na frente e nos fundos da casa e a treliça vegetal no telhado se transformaram em uma camada de cobertura verde, que contribuiu para criar uma atmosfera fresca e tranquila para os espaços habitacionais.
Isso permite que os espaços de convivência recebam sol e vento durante todo o ano. Os espaços privados são protegidos tanto pelo concreto com aberturas como pela camada de cobertura verde, podendo ficar abertos durante todo o dia para capturar as brisas frescas e agradáveis. Os moradores da casa podem desfrutar desse ar fresco e ter uma boa noite de sono para regenerar sua energia. Um espaço de vida saudável como este pode ajudar as pessoas a superar a pandemia. O edifício economiza uma grande quantidade de energia elétrica. Com 11 painéis solares, a família raramente precisa pagar pela eletricidade.
Alguns pássaros vêm comer as frutas na horta no telhado e ficam por lá, tornando a vida da família mais interessante e feliz. Plantar uma horta no telhado é uma ideia simples e fácil de transformar e replicar. O arquiteto deseja inspirar a todos a cultivar seus próprios vegetais em casa. Isso não apenas contribui para criar uma atmosfera fresca e agradável, mas também ajuda a reduzir as mudanças climáticas e garantir a segurança alimentar.