-
Arquitetos: aoa architects
- Área: 383 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hyosook Chin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma ‘pousada’ já não é mais uma alternativa para um hotel, com seu valor absurdamente caro. Complexos com piscina alinham-se à beira-mar, e estadias curativas em meio à floresta estão completamente reservadas durante a alta temporada. Portanto, nem todos poderão aproveitar as férias a menos que sejam ágeis. É fácil perceber que a ideia da ‘pousada’, esculpida pelas mãos dos arquitetos, está aumentando em apreciação, mas não através de suas aparições no Instagram, mas sim, do boca a boca. Do ponto de vista do consumidor pode ser divertido, mas para os arquitetos que são os criadores desses espaços, o fenômeno da arquitetura de férias parece-lhes uma confecção de vidro, design de interiores excessivo e frases de efeito brega. O proprietário da HOJI sentiu o mesmo cansaço ao se deparar com esses aspectos.
Nos conhecemos pela primeira vez há dois anos em uma tranquila cidade do interior, sem muitas paisagens marcantes. Quando visitei a casa da minha avó na juventude, o campo tranquilo e a montanha escura eram os únicos elementos dignas de nota. Ao entardecer, a fumaça subindo da chaminé ao lado transformava o local em algo mais monótono e pacífico. Cheguei a pensar se ‘seria plausível acrescentar algo artificial à terra?’ No entanto, decidi adentrar propositadamente nesta terra. Enquanto caminhava, abrindo caminho entre as ervas exuberantes que cresciam até a cintura, o terreno, que tinha quase 3.300m², suavemente inclinado desde a estrada, abraçava a área circundante confortavelmente. Se eu tivesse que construir algo para se adequar a este lugar, não deveria ser maior do que as casas vizinhas, deveria ser direto em vez de sofisticado, e eu queria que se assemelhasse a uma estrutura comum no campo. O campo não é tão denso quanto a cidade, então tendem a haver muitas formas independentes; galpões, cabanas, para citar algumas.
No entanto, a representação de certos objetos deve ser evitada, e manter uma distância moderada era fundamental caso parecesse muito fora do comum. Um simples volume simétrico, tendo em vista essas considerações, seria suficiente para despertar memórias em quem se hospeda nesses quartos. Para alguns, a Casa Octogonal parece uma tenda nômade, a Casa Longa se parece com uma caixa de leite ou um depósito de grãos, e a Casa Redonda parece uma peça de madeira ou um rosto com um chapéu, mas essas associações não importam. Além disso, a casa com aparência de concreto parece flutuar acima do chão como se tivesse sido colocada sobre a mesa, e embora seja leve como um brinquedo, ainda é pesada como um bloco.
Assim, as três acomodações, o espaço comunitário e a casa do proprietário são posicionadas separadamente umas das outras a uma distância razoável, mas logo são conectadas por uma passarela circular com uma largura de 30 m. Em um dia chuvoso, seria bastante espetacular caminhar entre as poças de água e as plantas acima do solo lamacento. Assim, a HOJI permanece no chão, em algum lugar entre a razão e a sensibilidade.
Os três volumes seriam suficientes como refúgios acolhedores no campo. É fascinante tocar a música que o proprietário de cada casa escolheu antecipadamente e olhar pela janela para os campos verdes. A madeira foi utilizada em todos os espaços, como nas paredes, tetos e pisos, o que faz com que o visitante sinta que entrou em uma caixa de instrumentos musicais. Além disso, cadeiras baixas e planas fazem com que o teto alto pareça ainda mais alto.
Tudo está em ordem porque a estrutura espacial é simétrica, mas os móveis são irregulares e parecem ser feitos de caixas de maçã desmontadas. As gramíneas coloridas, das quais mal conheço o nome, crescem aqui e ali e já se tornaram um habitat para insetos. Todas as casas são tão sem cor quanto os armazéns de cimento. Quando um raio de luz forte atinge o telhado, a superfície desaparece, deixando apenas o contorno, que parece ondular. Sinto como se tivesse sido colocado em algum lugar entre a vida cotidiana e uma vida surreal. A Casa Octogonal possui um pátio octogonal. O espaço adequado para uma estadia em família é dividido em dois ambientes, com a passagem no centro do banheiro, mas as janelas no pátio conectam vagamente os olhos através das árvores. O espaço do chuveiro é completamente aberto para o pátio, com isso, o sol ao se por toca a pele. Quando acordei ao amanhecer, pequenas janelas acima da minha cabeça iluminavam levemente o teto inclinado. Sinto como se estivesse em um mosteiro.
A Casa Longa possui uma claraboia que atravessa todo o volume, e vigas de concreto que parecem desnecessárias estão penduradas entre ela. O banheiro divide a área de dormir e a sala de estar ao meio, mas sua altura é baixa, então toda a superfície do teto flui sem interrupções. Deitado na cama, vejo as estrelas. A Casa Redonda possui um objeto enorme pendurado em seu teto, que à primeira vista parece uma lareira em uma casa americana. Na verdade, é um exaustor de cozinha, que desempenha melhor seu papel ao refletir a luz do teto e espalhá-la por toda a casa.
Quando deito na cama com uma parede de mármore vermelho ao lado, os espaços se reúnem sob meus pés, seja no teto ou na parede. Fico confuso por um momento se estou deitado ou em pé. Depois do café da manhã, as sombras projetadas pelas plantas penduradas sob o beiral pareciam estar dizendo algo, mas não consegui entender o significado. Talvez as memórias que não consegui localizar, ou a quem elas pertencem, tenham se entrelaçado com a realidade, criando uma sensação difícil de explicar.