-
Arquitetos: LEL DESIGN STUDIO
- Área: 1200 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:NUMBER SEVEN
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno usado para o projeto do Centro Comunitário do bairro Gaobei abrigava originalmente um escritório de vendas de imóveis. Após completar sua missão, o imóvel foi abandonado por quase dez anos.
Posicionamento do planejamento: comunidade + senso de vida diária.
A equipe conjunta realizou uma pesquisa detalhada do espaço urbano e da comunidade ao redor do bairro. Com isso, cria-se um centro comunitário adequado às necessidades reais dos moradores da comunidade, amigável e aberto.
Conceito de espaço: Ilha verde e sala de estar comunitária.
Existem dois volumes temporários e um escritório de vendas no local, cercados por árvores densas. A diferença de altura entre a pequena praça central e as ruas periféricas é de quase 6 metros. Do lado de fora, é uma cidade movimentada, mas por dentro é uma "floresta" deserta. Duas partes foram planejadas de acordo com as condições locais - a sala de estar comunitária e a área da praça no centro; Ilha Verde - um espaço de atividades verdes com temas e conteúdos diferentes na floresta.
Uma sala de estar comunitária que pode abrigar muitas atividades.
A sala de estar comunitária é o espaço público central na Comunidade Gaobei. Este lugar também é carinhosamente conhecido pelos moradores como a "Sala de Estar Gaobei", um espaço público de forma oval cercado por árvores e um excelente lugar para diversas atividades públicas da comunidade. Atualmente, a sala de estar comunitária realiza diferentes tipos de atividades todas as semanas, com apresentações, concertos, eventos esportivos, filmes no lago e outras atividades e métodos de uso inesperados emergindo um após o outro.
Uma vibrante ilha verde.
Ilha Verde - casas modelo abandonadas renovadas e reconstruídas, reincorporação do comércio comunitário e serviços convenientes. As grandes árvores originais são mantidas, melhorando a paisagem ambiental e fornecendo espaços de atividades verdes e saudáveis com conteúdos diferentes para os moradores.
O centro de serviços na floresta.
Considerando que este lugar será usado como centro de serviços no futuro, decidimos renovar a sua fachada. Por um lado, fortalecemos a entrada de luz mas, aumentamos a transparência da interface conectada à sala de estar comunitária.
Resumo.
A comunidade é formada por pessoas, a unidade básica de governança social e também o aspecto mais importante de nossas vidas. A renovação de uma comunidade não se trata apenas de se adaptar às condições locais e revitalizar áreas esquecidas e negligenciadas no espaço urbano, mas também estimular a participação pública para remodelar e cultivar o espírito dos moradores.