-
Arquitetos: Atelier FCJZ
- Área: 38 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Fangfang Tian
Projeto orientado pelo clima
Wenzhou, uma cidade com um nome que sugere um clima ameno, inspirou a concepção do Centro de Intercâmbio Internacional da Universidade Médica de Wenzhou com um enfoque na harmonização da arquitetura com a natureza. O local específico, abraçado por copas de árvores, proporciona uma paisagem agradável, enfatizando atividades ao ar livre e áreas sociais específicas.
Para enfatizar a harmonia da arquitetura com a natureza, nossa abordagem principal envolveu a desconstrução do centro de intercâmbio em um complexo de oito edifícios com quatro pavimentos cada. Cada uma dessas estruturas é dedicada a uma finalidade específica: dormitórios (4 blocos), centro de atividades, biblioteca, edifício de ensino e auditório.
Quatro camadas de espaços
Ao desmontar a estrutura tradicionalmente fechada, criou-se uma disposição de quatro camadas, indo do pátio central (ao ar livre), a zona com ar condicionado (interior), a varanda (semi-interno) e a área sob o balanço (semi-externo). Essas últimas camadas funcionam como espaços de transição entre o interior e o exterior, formando um Espaço Cinza. Sombreado por telhados projetados e herdando os beirais tradicionais da arquitetura chinesa em madeira, cada edifício adota uma seção inspirada em guarda-chuvas com um balanço de 10m de profundidade.
Os telhados de todo o complexo se unem em um "beiral contínuo" abstrato, alinhando os beirais das oito estruturas no mesmo plano. Esta estrutura é interrompida por três grandes pátios - dois fechados em quatro lados e um em três - com lacunas de 50cm entre os 8 edifícios individuais perfurados por pequenos pátios. A "fenda no céu" de 50cm permite a entrada de luz solar ou água da chuva no Espaço Cinza, criando uma paisagem que mistura elementos arquitetônicos e naturais. A varanda foi projetada como uma série de salas abertas, protegidas por beirais profundos.
Estudantes e educadores podem optar por espaços adequados para estudo, comunicação ou outras atividades em condições climáticas diversas. Os beirais generosos entre os dois blocos configuram um salão ao ar livre, propício para eventos públicos como concertos ou atividades esportivas. Por meio do projeto arquitetônico, almejamos incentivar os estudantes e professores da Universidade Médica de Wenzhou a adotarem um estilo de vida com fronteiras internas e externas mais fluidas, promovendo uma consciência maior sobre seu ambiente geográfico. Durante o projeto, obtivemos insights valiosos dos oftalmologistas da universidade, enfatizando os benefícios para a saúde ocular de ambientes com luz natural, como os presentes sob as copas das árvores ou beirais.
Estrutura
Neste projeto, adotamos o sistema de estrutural de concreto e mantivemos a textura aparente da superfície de concreto.