-
Arquitetos: Iterare arquitectos
- Área: 100 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:David Zarzoso
Descrição enviada pela equipe de projeto. A poucos quilômetros da cidade de Albacete, em uma das vilas construídas na década de 60 pelo Instituto Nacional de Colonização, esta obra singular se configura como um anexo da atual creche de Aguas Nuevas. Um edifício elementar cujas formas obedecem, quase exclusivamente, às poucas salas que abriga. Daí a razão de haver apenas dois volumes que participam na composição: o primeiro, mais estreito e alongado, que se conecta ao edifício existente e abriga as peças de acesso e serviço; e o segundo, o principal, que se eleva sobre o restante com o único propósito de oferecer às crianças um novo tipo de espaço. Um local original, inaudito e desconhecido para desenvolver suas atividades.
Portanto, parece natural que, do ponto de vista espacial, essa sala seja o espaço mais representativo do projeto. É por isso que, em planta, sua posição é recuada em relação à linha da fachada para colocá-la entre dois pátios: um nos fundos, voltado para o sul, destinado ao jogo das crianças; e outro na frente, de frente para a rua, onde a vegetação pode crescer. Um amplo espaço banhado de luz a partir do qual as crianças, de maneira inconsciente, podem também contemplar o movimento das sombras que o edifício projeta sobre suas superfícies. Tudo isso através das duas grandes janelas que cristalizam com precisão as incessantes mudanças do dia.
Já na fachada, e cumprindo o recuo exigido pela regulamentação, o edifício constrói também um novo assento para os moradores da vila. Uma espécie de banco público onde os pedestres podem descansar e os pais podem esperar a saída das crianças.