-
Arquitetos: TJAD Original Design Studio
- Área: 1148 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yong Zhang
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu e Parque 926 estão localizados no lado sudeste da ponte do rio Qiantang, China. Eles ficam próximos à Rua Wentao, onde facilmente é possível ver a ponte e o rio. Ambos fazem parte do projeto de renovação do espaço público à beira-mar de 12 quilômetros no distrito de Binjiang em Hangzhou, realizado por TJAD. A ponte do rio Qiantang foi concluída e inaugurada em 26 de setembro de 1937. É a primeira ponte treliçada de dois andares sobre o rio Qiantang em Hangzhou, um marco na história das pontes chinesas. O projeto e a construção foram presididos pelo Sr. Mao Yisheng, um especialista em pontes chinês e um dos fundadores da indústria de pontes modernas da China. Atributos do Espírito Artesão - Para comemorar o dia da conclusão da ponte do rio Qiantang, 26 de setembro foi estabelecido como "Dia dos Artesãos 926" em Hangzhou. Até agora, mais de cem talentos com habilidades superiores foram reconhecidos como "Artesãos de Hangzhou."
O Museu 926 respondeu à necessidade de uma instalação que exibe o espírito dos artesãos de Hangzhou. O parque fica próximo à ponte onde os moradores gostam de se reunir para atividades, no entanto, seu conteúdo poderia ser mais variado enquanto as instalações estavam degeneradas. Para reduzir o impacto no meio ambiente, o museu está localizado dentro da área do antigo prédio da administração. As grandes árvores no lado leste foram preservadas, formando uma praça para diferentes atividades. Orientados pelo princípio de uma intervenção limitada, esperamos melhorar a qualidade dos espaços públicos e remodelar as características regionais com o espírito do artesão.
Modelagem das Formas Modernas - O cumeeira do telhado feita pelas "mãos dos artesãos" aponta para a ponte do rio Qiantang de um lado e para as montanhas distantes do outro. A figura "926" escondida no chão remodela a topografia da "micro-montanha", formando o pátio e integrando o espaço interno. As placas dobráveis de alumínio, com 6 mm de espessura, adotam a tecnologia de fabricação CNC e se inspiram na tecnologia moderna de construção naval. Com isso, esperamos alcançar um diálogo espaço-temporal entre artesãos de diferentes épocas. O telhado dobrado forma uma cornija de um lado e desliza até o chão no meio, cercando um pátio e interpretando a tradição de Jiangnan de forma moderna.
Os espaços de apoio, escritórios, salas de equipamentos e outros ambientes auxiliares são posicionados no subsolo, liberando o primeiro nível. A cavidade entre as camadas duplas é usada para tubulações e equipamentos, criando um espaço de exposição transparente e integrado. Esperamos alcançar uma experiência espacial rica ao moldar o telhado de alumínio: por um lado, a sua forma posiciona janelas em quatro direções diferentes para lidar com diversas paisagens urbanas, por outro, as duas janelas crescentes ondulam com o terreno e estão voltadas para o pátio. Ao mesmo tempo, o telhado dobrado cria dois lanternins triangulares, que servem como foco visual de todo o espaço e introduzem um efeito de luz e sombra em constante mudança.
Construção Leve - O museu ocupa um terreno de cerca de 35mX35m, com uma área total de 1100 metros quadrados. O telhado de grande vão adota um sistema de treliça de aço. As colunas de aço são instaladas apenas na periferia da estrutura, criando um grande espaço interno livre. Levando em consideração os requisitos de leveza e transparência da fachada, pilares densos são usados como colunas de fachada, com seções extremamente pequenas (80x160, 100x150). O diâmetro das barras de aço entre as colunas é de apenas 50 mm, garantindo a transparência do volume. A estrutura leve indica um espaço interno fluido, revelando a integração da arquitetura com a natureza. O espaço simples maximiza a exibição do invólucro tecnológico e responde implicitamente ao espírito do artesanato.