- Área: 24319 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Sanqian Visual Image Art
Descrição enviada pela equipe de projeto. Arquivo do Distrito de Jiading - um inventário que mostra a história e a cultura de Jiading, servindo como um meio para os arquitetos contarem a história do patrimônio cultural do local. Usando a linguagem arquitetônica moderna, o arquiteto retrata a imagética cultura do "Entalhe de Bambu de Jiading" na forma arquitetônica que se assemelha a um livreto de arquivo.
Diferentes fachadas arquitetônicas, através de técnicas diferenciadas, constroem a forma geral que se assemelha a um livro. Voltado para as ruas da cidade e os parques, o volume apresenta aparências completamente diferentes. As fachadas sul e norte são moldadas por paredes cortina brancas de concreto reforçado com fibra de vidro, retratando o peso da arquitetura cultural. Ao mesmo tempo, a textura do entalhe de bambu é colada na fachada através de componentes de seção curva, transformando a fachada principal em um longo pergaminho que mostra a cultura do entalhe local.
Na lateral voltada para o parque da cidade, criamos uma fachada mais aberta. O volume se parece com um livro que se abre lentamente, estendendo o espaço público e o parque para os arquivos. Abaixo da parede cortina elevada está a entrada principal. O metal de cor bronze levemente visível sob a parede cortina é a melhor interpretação dos arquivos, expressando o significado tradicional através de materiais modernos.
O hall de entrada em altura total divide o volume em duas áreas: o lado leste é principalmente composto por áreas fechadas, como salas de armazenamento de arquivos e salas técnicas, enquanto o lado oeste é composto por áreas abertas, como salas de exposição, salas multiuso e escritórios. Na edificação, aderimos as ideias culturais e educacionais e nos afastamos dos atributos tradicionais fechados dos arquivos, incorporando espaços educacionais mais abertos para atender ao público.
No hall, as grades verticais brancas criam uma atmosfera de biblioteca. As passagens entrelaçadas conectam a área de armazenamento dos arquivos e a área pública, criando um diálogo entre história e presente, tradição e modernidade, fechamento e abertura.
O terraço é uma extensão da paisagem do parque no lado oeste. A luz do sol que passa pelas "páginas" projeta uma bela sombra no pátio, criando um lugar para relaxar. Os detalhes da arquitetura reproduzem a herança da história através de técnicas modernas, esperando tocar os corações dos visitantes.