-
Arquitetos: Yuan Architects
- Área: 1400 m²
- Ano: 2020
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado ao lado do Parque da Cidade de Nanjing Tiebei, China, o edifício serve como um centro de artes. Seu desenho tenta subverter a impressão de rigidez comumente associada aos edifícios do gênero, com uma forma orgânica vibrante, reminiscente de um "mar de nuvens", refletindo uma harmonia natural.
O edifício é composto por dois elementos básicos: um volume escalonado com duas caixas de vidro semi-reflexivas e translúcidas no lado interno, que simultaneamente atendem aos requisitos funcionais e representam a racionalidade estática do edifício; cinco folhas horizontais e transparentes de persianas metálicas no lado externo, que parecem um "mar de nuvens em movimento", se deslocam livremente à parte do volume de vidro, fornecendo sombra e simbolizando a sensibilidade dinâmica da edificação.
A relação entre os dois elementos básicos é como a interdependência entre roupas e corpos, criando um espaço intermediário ricamente expressivo entre os reflexos intermitentes de luz na caixa de vidro e as finas persianas metálicas. O efeito é uma estética espacial poeticamente fascinante que confere à área interna uma sensação de extensão externa em camadas e interações suavemente naturais. Mudando com a luz, a fachada sobreposta parece sólida mas flexível, distante mas elegante, lógica mas emocional.
A impressão de um edifício não é mais uma silhueta clara.
Em vez disso, é uma imagem do tempo mapeada em camadas sobre camadas.
É uma expressão de luz e sombra em movimento.
É uma troca fluida entre ilusão e realidade.
Como uma nuvem flutuando sobre uma superfície de água.
É tanto arquitetura quanto paisagem.
É elegante e silenciosa.
Encontrando sensações em meio à completa pureza e percebendo a existência do tempo dentro da ambiguidade.