-
Arquitetos: Grass+Batz Arquitectos
- Área: 135 m²
- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. Após o período de confinamento da pandemia, a Casa Thor emerge como um projeto que visa proporcionar uma oportunidade de viver com mais espaço, combinando vida familiar e profissional. O projeto começa pela recuperação parcial de uma casa pré-existente de 70 metros quadrados, eliminando todas as divisórias internas de sua estrutura, e transformando-a em um espaço comum que integra cozinha, sala de jantar e estar. A abordagem consiste em construir o negativo, convertendo a massa construída existente em um volume arejado para a nova residência.
Sobre a base, é erigido um galpão de estrutura de aço que se estende de parede a parede. O bloco abriga o máximo de volume permitido pelas normas vigentes, com uma área de projeção de 130 metros quadrados e um pé direito máximo de 6 metros. Entre a casa existente e o galpão, são instalados dois volumes internos de menor altura - um destinado aos pais, outro aos filhos - contendo quartos, banheiros e despensa, áreas que demandam maior privacidade. O restante do espaço é destinado a uma área comum que, graças ao pé direito duplo, proporciona uma sensação de amplitude além dos 70 metros quadrados originalmente previstos.
No nível inferior, a área comum se abre para o quintal, projetado com plantas de baixo consumo hídrico, tanto no jardim quanto na frente da casa. Na fachada voltada para a rua, uma parede completamente fechada garante segurança, ao mesmo tempo, em que possibilita máxima transparência e exposição do jardim frontal à vista de quem passa pela rua. Um grande óculo retangular de 2,5x2,5 metros observa a rua, preenchendo o espaço interno com luz indireta. O contraste entre as aberturas e as partes fechadas é realçado pela utilização de tábuas de madeira carbonizada (Yakisugi Shikkoku) com acabamento escuro.