-
Arquitetos: Universidad del Bío-Bío
- Área: 4 m²
- Ano: 2023
-
Fotografías:Victor Cárcamo
-
Fabricantes: CBB, CITEC-UBB, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. Primeira construção impressa em 3D no Chile. A Universidade de Bío-Bío, em seu Campus Concepción, concluiu a primeira construção impressa em 3D realizada no Chile e no cone sul da América Latina. Levantar uma pequena cabine de vigilância, que testa a nova tecnologia de fabricação aditiva que promete revolucionar a construção, e demonstra os avanços da UBB neste desenvolvimento tecnológico. Criando uma mistura otimizada para impressão com materiais locais e criando elementos construtivos com um robô industrial, que agora amplia seu alcance com uma impressora de grande formato que permite casas completas.
A cabine impressa é composta por paredes de concreto impressas que demoraram aproximadamente 40 minutos para serem feitas cada uma, reduzindo radicalmente o tempo normal de execução e diminuindo os recursos, desperdícios, gestão e transporte utilizados na construção convencional. O que contribui para maior ecoeficiência e sustentabilidade com grande durabilidade. Além disso, foram integradas janelas, vedações, reforços, coberturas, revestimentos de acabamento e isolamento térmico para atender às condições de qualidade e habitabilidade. Eles também experimentaram formas curvas para maior estabilidade estrutural, superfícies texturizadas para dissipação térmica e acústica e maior expressão arquitetônica.
A construção impressa em 3D está em expansão no mundo, mas a sua introdução no Chile e na América Latina foi adiada devido às severas condições sísmicas e à variedade de climas, que exigem edifícios mais reforçados do que no resto do planeta. A maioria dos edifícios impressos até à data foram realizados sem requisitos climáticos ou sísmicos relevantes. No entanto, estes desafios estão a ser avançados na investigação da U.Bío-Bío, através do Grupo de Fabrico Aditiva para a Construção (MACO-UBB) que conseguiu adaptar esta tecnologia às condições locais, e instalar um repertório de equipamentos avançados para colaborar com empresas nacionais no desenvolvimento da construção. Promovendo também estas capacidades para o resto da América Latina, para que os equipamentos da UBB e das empresas chilenas permitam promover estes edifícios em todo o continente. Focado na crescente procura de habitação e urbanização, que exige inovação em soluções industrializadas adequadas a diferentes realidades.
Esta cabine impressa é, portanto, um primeiro passo para o desenvolvimento de construções impressas em 3D com uma variedade de projetos arquitetônicos e edifícios de qualidade adaptados a diferentes geografias e situações culturais. A cabine demonstra a eficácia desta alternativa construtiva, que permite a integração de componentes tradicionais e elementos impressos com alta tecnologia, conseguindo uma adequada qualidade de execução e apresentação.