-
Arquitetos: Cometrue | Jaime Miranda González
- Área: 617 m²
- Ano: 2023
-
Fabricantes: AGP Concretos, Behr, Cementos Cruz Azul, Crivial, Helvex, Interceramic, Ladrillera Mecanizada, Mabe, Rotoplas, Tecnolite, Tekno-Step, USG
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Galeana Maravatío é o lar de um casal. Uma casa unifamiliar localizada perto do centro de Maravatío, México. A forma irregular do terreno pode ser definida por 3 quadrados interligados com uma orientação longitudinal de sul para norte.
É um lugar para viver todos os dias, onde ocasionalmente pode-se hospedar outros membros da família. Os direcionamentos do projeto foram: um pórtico com incidência solar a maior parte do ano, uma relação direta com a vegetação e espaços para uso diário localizados em um único nível.
Em um terreno inclinado, com dois metros de desnível nas extremidades, a proposta consistiu em transformar os aterros existentes em terraços filtrantes. A interação entre o casal e o jardim é fundamental para permitir relaxamento, brincadeiras, meditação e aprendizagem, tanto para eles como para o resto da família.
O esquema geral do projeto divide-se em: acesso, passadiço, alpendre, espaços para uso diário e espaços para uso ocasional. Sob a premissa de ser uma casa caminhável na sua totalidade, desenvolvida num único piso, sem degraus e com declives suaves, o passadiço no eixo longitudinal do terreno liga o acesso sul com os espaços de utilização quotidiana, localizados a norte do projeto.
O alpendre de acesso à casa permite a interação direta com o jardim, usufruindo do clima ameno durante todo o ano, bem como da proteção da incidência solar. A utilização de alvenaria de pedra, telhas de barro e madeira expõe o domínio de materiais e técnicas construtivas locais. O projeto preserva um antigo muro de adobe, elemento que articula o projeto com a rua e sua imagem urbana local.