-
Arquitetos: ZROBIM architects
- Área: 157 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Kasia Syramalot
Descrição enviada pela equipe de projeto. ZROBIM architects – defensor do minimalismo da fórmula cúbica – está anunciando uma abordagem contemporânea da tecnologia faсhwerk e do estilo de vida tradicional. Livre de fechamentos, com 65% de envidraçamento panorâmico.
Sem portas internas, esta casa é o manifesto de uma vida corajosa exposta no palco, o que é bastante único nesta latitude.
Andrey Makousky, arquiteto do conceito e CEO do estúdio de arquitetura ZROBIM architects, dirige por meia hora até o norte de Minsk, no local onde estão as raízes de seu bisavô. Ele descobre o terreno e começa a projetar sua casa dos sonhos, uma moradia expansível que pode ser ampliada potencialmente à medida que a família cresce, adicionando mais espaço habitável.
Afastando-se do telhado inclinado e das vigas maciças, foi encontrada uma solução não óbvia: a grade de painéis foi preenchida com envidraçamento sem moldura, escondendo os pilares desde o lado de fora do volume. A ausência de elementos visíveis da estrutura de suporte torna a superfície contínua e sem emendas. Juntamente com o complexo sistema de terraço, esse gesto possibilitou esfumaçar as fronteiras entre o interior e o exterior, fazendo com que o habitante sinta que realmente está na natureza selvagem.
O compromisso do arquiteto com uma abordagem única e experimental é destacado por vários desafios que o proprietário encontrou e enfrentou com sucesso.
Em primeiro lugar, a propriedade originalmente continha um aterro que o proprietário transformou engenhosamente em dois lagos artificiais. Essa transformação não apenas adicionou valor estético, mas também contribuiu para a revitalização do bairro.
Além disso, o respeito do arquiteto pelo contexto circundante é evidente em seu projeto. Ele aproveitou a diferença significativa no desnível do terreno, resultando em um balanço que se estende 4,5 metros além da borda. Essa audaciosa proeza arquitetônica adiciona um caráter distintivo e aventureiro à estrutura. Na tentativa de dialogar com o ambiente, o proprietário também pretende cultivar diferentes espécies vegetais no telhado da casa, demonstrando seu compromisso com uma vida sustentável e com a experimentação.
Ao considerar cuidadosamente a orientação solar e a engenharia térmica no processo de projetar a casa, um grande plano envidraçado (65% da área da parede) está localizado ao longo da fachada sudoeste.
No coração da casa repousa um átrio com uma árvore de nogueira.
Como uma forma de vida dentro do concreto, ela muda de acordo com as estações, possibilitando a convivência e observação dos ciclos da natureza. É ao redor do átrio que o layout da casa foi elaborado: ele permite que o habitante se mova pela casa de diferentes maneiras, sem o uso de corredores tradicionais.
Uma paleta natural de materiais complementa o esquema de cores monocromático. Ao mesmo tempo, 95% do mobiliário e iluminação são soluções personalizadas, feitas de acordo com os esboços individuais do proprietário da casa. Assim, o interior reflete totalmente as necessidades e o caráter de seu proprietário e confere a impressão de um minimalismo natural.