-
Arquitetos: LCLA Office
- Ano: 2023
-
Fotografias:Luis Callejas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado para um artista que decidiu viver perto de seu estúdio no campo, o compacto espaço de 40 metros quadrados serve como residência e galeria de arte. A distribuição acomoda a moradia, as exposições e o trabalho, e até mesmo espaços íntimos como o chuveiro aberto servem como espaços de exposição para as grandes peças de cerâmica do artista.
A casa está situada a 2100 metros acima do nível do mar, em um terreno inclinado de uma região com uma rica tradição de cerâmica e artesanato em barro. A estrutura está parcialmente afundada e é feita de tijolo. Evita a necessidade de fundações profundas de concreto em uma região propensa a terremotos, afundando uma parte significativa do volume total. A casa flutua no solo argiloso.
A água da chuva coletada do telhado alimenta um jardim úmido que cerca a nova casa. Um elemento estrutural único não apenas estabiliza o longo muro, mas também serve como conduto para regar o futuro jardim. O novo espaço conecta-se ao antigo estúdio através de um caminho de tijolos esculpido na encosta.
A paisagem, cultivada com árvores há cinco anos em previsão da casa, apresenta hoje árvores jovens que coincidem com a linha do telhado da casa. Essas árvores de crescimento rápido criarão uma clareira em contraste com a paisagem agrícola.