-
Arquitetos: ALA.rquitectos
- Área: 167 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:do mal o menos
-
Fabricantes: ASD, Aleluia Ceramic, BORA, Boa Safra, Burel Mountain Originals, Efapel, Franke, GHOME - Gonçalo Prudêncio, GSI, HAY, JNF, Navarra, Newterracota, Newterracota Terrazzo Tiles, O/M Light - Osvaldo Matos, Ofa, Olaio, Oli, Robbialac, Sobreira e Serras, +1
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está localizado em Lisboa, na Rua de São Sebastião da Pedreira, outrora uma das principais artérias da cidade que, conjuntamente com a Rua de Santa Marta e a Rua de São José, formavam um eixo que atravessava toda a cidade. O edifício data do início do século XX, tendo tido variadíssimos tipos de utilização, chegando a acolher uma sociedade filarmónica. Aquando do início do projeto, encontrámos um escritório datado dos anos 90, com um open space uma zona de gabinetes construídos através de divisórias ligeiras.
Após a demolição total destes elementos, deparámo-nos com um espaço com zonas com pouca luz natural e com uma ventilação natural insuficiente. Para colmatarmos estas questões desenhamos um pequeno pátio, acessível e reorganizamos um outro já existente. O que nos permitiu localizar o programa de uso privado na zona posterior do apartamento.
A zona social foi pensada como uma sucessão de espaços fluidos que acontecem através da implantação de duas paredes não ortogonais, pintadas de cor de rosa. Estes planos têm início na entrada do apartamento e através do desenho de diagonais e curvas estabelecem-se momentos de compressão que de seguida dão lugar a espaços amplos, espaços de permanência.
Para a organização destes espaços, tivemos necessidade de criar um elemento charneira, constituído por uma grande caixa de cor azul que limita e organiza o programa e permite também expandir os espaços, onde os vários momentos se articulam entre si.
Esta peça corresponde ao núcleo da cozinha que, através de duas portas de correr, permite estabelecer a ligação entre a sala de estar e a sala de refeições.
Na fachada principal, para além de uma ampla zona de estar, temos dois pequenos quartos que funcionam como espaços de trabalho, biblioteca e/ou sala de reuniões. Procuramos assim dar resposta às necessidades do novo habitar, onde a partilha do espaço laboral e familiar passa a ser uma realidade.