-
Arquitetos: note architects
- Área: 100 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Akira Nakamura
-
Fabricantes: Koizumi Lighting, sanwacompany ltd. , toolbox
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de renovação de uma casa de madeira de 50 anos localizada em uma área residencial no centro de Tóquio. A casa existente estava desabitada há muito tempo e os materiais de acabamento começavam a deteriorar-se. Além disso, em edifícios construídos numa época em que se enfatizava a individualidade, os cômodos privados eram separados por paredes, tornando os ambientes escuros e pouco ventilados, impedindo a interação entre os familiares.
Por outro lado, os edifícios construídos durante a época em que o Japão alcançou um elevado crescimento económico eram casas com designs elaborados e uma atmosfera vintage. Devido à preferência pelo design tradicional japonês, o projeto centrou-se na criação de um espaço com novos materiais que se adaptassem ao estilo de vida moderno, mantendo o caráter original. Incorporamos métodos tradicionais japoneses em casas modernas em diversas situações, desde produtos como luminárias até a composição e conexão de espaços.
Nas áreas comuns, paredes e tetos foram removidos para maximizar o espaço. O resultado é um espaço luminoso e indiviso que conecta toda a casa. Em particular, a cozinha sombria e com poucas janelas foi removida, removendo a escada escura e perigosa e a parede entre a entrada e criando um espaço público luminoso ligado ao exterior. O estilo em que a entrada e a cozinha ficam no mesmo espaço é uma referência ao Doma、piso térreo, comumente visto nas casas japonesas. É um espaço de caráter público que por vezes acolhe hóspedes.
Quando o teto do segundo andar foi removido, uma poderosa estrutura do telhado foi revelada. Consideramos este um belo elemento de design que só poderia ser criado neste edifício. A estrutura do telhado é visível sem colar o teto. A parte superior da fusuma (porta de correr), dividida à altura humana, é a travessa das casas japonesas, que foi criada para ventilação e iluminação.
Substituímos os tatames que não se adaptam ao estilo de vida moderno por compensado Rawan e reparamos áreas danificadas com o mínimo esforço. As peças a serem reparadas são propositalmente reconstruídas em sua forma original usando compensado Rawan e papel japonês, herdando as características existentes. Equipamentos de iluminação e receptores de intercomunicação também ficam como vestígios da história. Os quartos privados são separados por portas de correr, que podem ser abertas e fechadas para controlar se estão conectadas ou separadas. No centro de Tóquio, o desenvolvimento continua desconectado do contexto do ambiente e do tempo circundante. Reconsideramos a estrutura leve das casas japonesas e buscamos um modo de vida moderno que permita a interação entre o tempo e as pessoas.