-
Arquitetos: Danielle Martins Arquitetura
- Área: 45 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Gabriel Konrath
-
Fabricantes: Designer Thiago Curioni, GRAPHISOFT, Marcenaria Baraúna, Moriah Tapetes, Newline, Portobello Shop, Studio Massa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desejo por uma sede física após a pandemia foi a motivação para construção colaborativa desse projeto. Os projetos contemporâneos cheios de cor, texturas aconchegantes e soluções personalizadas, que são a cara do escritório, foram a inspiração necessária e o ponto de partida da criação. A busca por um cartão de visitas com a identidade criativa motivou o olhar para tudo que havia sido feito nos últimos anos, cada um desses projetos está presente de alguma forma.
O maior desafio era utilizar os 45m2 da sala comercial, localizada em Porto Alegre, para múltiplas funções e, simultaneamente, manter o espaço fluido e leve. Centralizar uma ilha de trabalho foi uma resposta para que os janelões voltados para a Av. Independência fossem protagonistas e pudessem ter seus parapeitos aproveitados como bancos.
A setorização do espaço aconteceu organicamente: a limitação volumétrica criada pelo lavabo foi premissa para a criação de uma sala de estar para reuniões - uma sala de reunião formal não combinaria com a proposta despojada do escritório. O painel em lâmina de Carvalho Americano tingido que mimetiza as portas do lavabo, de entrada e os quadros de luz, serve também como cobertura para as reuniões. A TV Frame funciona como TV e quadro, os moveis arredondados em tecido Bouclé e o tapete orgânico trazem textura e cor para a entrada do escritório. Uma esquadria em serralheria branca com vidro canelado foi projetada para setorizar o espaço sempre que necessário, dando mais privacidade aos encontros.
O colorido característico não poderia ficar de fora e a maior superfície a ser colorida era o forro de gesso da área de trabalho. O tom escolhido foi o “Azul Marola”, similar ao azul do céu. Para o lavabo, o tom escolhido foi o terracota que aparece na pintura do forro, no revestimento de paredes e piso e na cuba esculpida em mármore Rosso Verona, uma combinação monocromática que surpreende os visitantes.
Na área de trabalho um único móvel em marcenaria com pintura laca e serralheria branca é o plano de fundo da sala. Ele concentra as funções de armazenamento, copa e prateleiras abertas, com itens afetivos, plantas e amostras.
No centro do projeto o elemento protagonista: duas mesas sobrepostas. A menor delas, em lâmina de madeira natural, serve para os encontros de equipe e cafés com clientes, enquanto a maior, como estação de trabalho. O destaque fica para suas bases, projetadas em um ripado cilíndrico. O tampo da estação de trabalho foi executado em terazzo, moldado especialmente para o projeto com agregados das tonalidades da identidade visual da marca. Foi necessário o reforço da peça com uma estrutura metálica em trama de serralheria, que se localiza oculta abaixo do tampo e foi calculada para maior estabilidade do móvel, sustentando o balanço da mesa. O vão central garante uma maior leveza da peça e abriga os materiais de papelaria e tomadas de apoio. Todas as ligações e fiações dos notebooks são ocultas no centro do pé, junto do piso e podem acessadas por uma porta mimetizada.