-
Arquitetos: COMAMALA ISMAIL
- Área: 450 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Adrien Barakat
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ried-Brig é uma pequena vila situada ao longo da estrada que conecta, através do Passo do Simplon, o Valais, na Suíça, com a Itália. Seu pequeno e pitoresco centro histórico foi, nas últimas décadas, circunscrito por uma expansão urbana natural. Embora tenha mantido sua atratividade, perdeu sua centralidade e importância. O projeto está situado na entrada deste centro histórico e engloba as instalações da escola da vila, um estacionamento e as instalações esportivas. Todos esses elementos estão dispersos na geografia existente e são o resultado de intervenções sucessivas ao longo dos anos, resultando em um espaço sem uma ordem clara e identidade. O projeto buscou resolver esses problemas através de intervenções pontuais disseminadas pelo local, criando uma nova identidade urbana para Ried-Brig.
O projeto prevê uma configuração urbana baseada em uma "Nova Praça da Vila". A partir daí, uma série de caminhos leva o usuário por uma sequência de diferentes níveis, organizando cada parte do projeto - a Casa Comunitária, a Extensão da Escola e a Creche. Cada um desses volumes possui uma expressão arquitetônica singular como sinal de sua correlação direta com as construções existentes e instalações esportivas. A primeira parte desta tarefa tripla, a Creche, está localizada no setor mais alto do terreno, a leste. Sua localização mantém uma distância pequena do restante do complexo escolar.
A estrutura funciona como um pivô, resolvendo a interface com a rua e a relação direta com a instalação esportiva vizinha. O volume utiliza o declive acentuado do terreno como uma oportunidade para criar dois térreos. Um voltado para a rua, com sua entrada pública e o restaurante da escola, e o outro cercando duas salas de jardim de infância voltadas para a vegetação. Dividir o programa em dois níveis diferentes também foi uma maneira elegante de resolver os aspectos de segurança relacionados a esse tipo de instalação educacional.
Na fachada sul, com sua geometria lúdica, destacam-se duas grandes janelas, enfatizando a conexão visual e espacial da creche com a paisagem deslumbrante dos Alpes Suíços. A fachada norte é composta por uma porta-janela que percorre todo o comprimento da creche, permitindo uma conexão fácil e natural entre as salas de aula e o playground. Fechando o volume, um telhado único acomoda um sistema de energia solar. O uso de concreto para as fachadas foi uma escolha lógica. Em uma altitude de 900m, a neve é um problema a ser considerado ao selecionar os materiais de construção. Em contraste com a aparência externa, o interior é todo em madeira, trazendo conforto e aconchego para as crianças.