-
Arquitetos: Valerio Olgiati
- Ano: 2021
-
Fotografias:Paulo Catrica
Texto de Valerio Olgiati. A casa está localizada em Alentejo, Portugal, a 10 km do oceano. A região é conhecida por seus amplos espaços abertos e sua paisagem rural. Nesse contexto, o lote está situado no final de uma estrada de terra, entre colinas e cercado por sobreiros.
No meio desta paisagem selvagem e montanhosa, há uma plataforma e, nela, um jardim com uma casa semelhante a um pavilhão. Existem muros de alturas diferentes ao redor da plataforma que protegem a vida dentro dela. A configuração dos muros permite uma percepção espacial diferenciada da paisagem circundante.
Através do portão de entrada, o quartzo azul brilha na superfície mais profunda da piscina. No quarto com um sofá de concreto, há uma única abertura voltada para o norte a qual permite a vista desde o jardim iluminado e a piscina para a paisagem selvagem.
Não há corredor interno conectando os ambientes da casa. O sistema de caminhos do jardim conecta os cômodos. Tudo é configurado para que haja sombra suficiente dentro da casa durante o verão quente e para que o sol possa brilhar profundamente nos cômodos durante o inverno mais fresco.