-
Arquitetos: Studiolada
- Área: 1410 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Olivier Mathiotte
-
Fabricantes: Legrand, Menuiserie Baldini, Scierie Mandray, Tarkett
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Ginásio Jean Lamour é um grande prisma de madeira fixado sobre uma base de concreto. Sua estrutura de madeira, inspirada nas estruturas vernaculares agrícolas, pode atravessar longas distâncias, criando amplos ambientes internos. O volume oferece conforto acústico, térmico e visual, ao contrário de outras instalações esportivas, utilizando materiais locais e uma mão de obra qualificada.
A edificação está situada em um pequeno terreno inclinado abaixo do Boulevard Scarpone. De um lado, há uma escola, do outro, um prédio de escritórios e um terreno para um futuro prédio residencial. O ginásio está contido dentro de um volume de 32mx36mx12m ritmado por uma grade de 2mx2mx2m que organiza todos os espaços e a estrutura.
A planta é composta por espaços técnicos (vestiários, banheiros, escritórios) localizados ao lado do volume, sobrepostos por duas pequenas salas esportivas que permitem a vista da área principal de esportes desde cima. A envoltória externa é revestida por grandes placas de madeira instaladas como uma rede de pesca inspirada na estrutura interna também em madeira. Cada fachada possui apenas uma grande abertura.
Para atravessar 24 metros e criar o grande volume interno da quadra esportiva usando apenas madeira maciça como estrutura principal, um projeto estrutural complexo foi elaborado. Composta por 17 pórticos formando vigas treliçadas, a estrutura de madeira é fixada por conectores metálicos atravessando de uma extremidade à outra. Essa técnica possibilitou a criação de uma estrutura de madeira ritmada capaz de vencer longas distâncias usando apenas madeira maciça.
O projeto do ginásio atende aos critérios de uma arquitetura bioclimática. Aproveita seu ambiente e se integra de forma bastante natural. Foi uma escolha usar características naturais, sólidas e pragmáticas inscritas no conceito arquitetônico. Dessa forma, o uso de dispositivos sofisticados, frágeis e pesados para manutenção é minimizado. O uso como ginásio aumentou as exigências em termos de qualidade de construção.
O principal elemento do volume é a madeira. Exceto pela base de concreto, a estrutura geral empregada nesta construção é composta por simples vigas de madeira parafusadas umas às outras seguindo o princípio de um canteiro de obras seco, rápido e econômico. Por esses meios, o volume apresenta um balanço muito positivo em relação à energia necessária para sua construção. Além disso, quando for desmontado, seus componentes podem ser perfeitamente separados e reutilizados em outros lugares.