-
Arquitetos: RSAA/Büro Ziyu Zhuang
- Área: 750 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yumeng Zhu, Kai Hu@AGENTPAY
Descrição enviada pela equipe de projeto. O MAHA HERmit Space está localizado dentro do parque de uma comunidade de alto padrão na área central de Pequim, China. Ele é composto por três áreas distintas: "Espaço Isolado", "Espaço da Caverna" e "Espaço do Desfiladeiro". O local original consistia em três pátios escavados independentes no estacionamento subterrâneo da comunidade. A BUZZ, preservando o valor especial do local, os redefiniu através de três abordagens diferentes, dotando o espaço de uma experiência completamente nova. Essa reformulação teve como objetivo fortalecer as características comunitárias e paisagísticas para atender às demandas de um espaço de arte contemporânea que funciona como um hub de conteúdo variado.
O "Espaço Isolado" está localizado na área central dos três pátios e também é o maior. A parte superior do espaço é projetada como um "telhado" coberto com um círculo de claraboias ao redor dele. A luz natural desde cima confere a impressão de uma ilha metálica flutuando dentro de um círculo de luz. O desenho no centro da sala principal de exposições corresponde ao teto. No lado oposto à entrada, também há uma sala de altura funcionalmente mais baixa, transformando o local não apenas em uma área de exposição de arte, mas também em um novo espaço comunitário para reuniões e encontros.
O "Espaço da Caverna" tem sua forma gerada a partir de uma curva suave, assemelhando-se a uma fissura que se abre no solo, com sua entrada naturalmente curvada para baixo, através da qual a luz solar, filtrada pelos prédios ao redor, cria sombras no chão. À noite, a iluminação interna penetra na fissura, delineando uma imagem exploratória e diferente. Internamente, o espaço apresenta uma cavidade suave, com sua estrutura envolvente e semiaberta trazendo características paisagísticas para o interior.
Isso confere uma transcendência além da estética arquitetônica, juntamente com um atributo "histórico" ligado a experiências biológicas. As paredes contínuas formadas pela cavidade permitem que o espaço de exposição abrigue não apenas grandes esculturas e instalações contemporâneas, mas também se adapte à novas mídias baseadas em projeção, misturando o espaço com as obras de arte expostas, tornando-se assim um novo meio artístico.
O "Espaço do Desfiladeiro" está situado entre o "Espaço Isolado" e o "Espaço da Caverna", diminuindo a funcionalidade das exposições de arte e se assemelhando mais a um centro de atividades comunitárias. Externamente, possui uma pista de skate, enquanto o interior inclui uma parede de escalada e salas de atividades. O bloco quadrado da cobertura da pista de skate é embutido ao lado da parede de escalada no espaço escavado.
As silhuetas dinâmicas dos skatistas projetam sombras na parede de escalada, criando uma interação intrigante entre duas atividades não relacionadas, mas espacialmente separadas. Dentro do perfil espacial, isso gera uma abertura em formato de "cânion" interessante. A existência do centro de atividades serve como um complemento cênico para os outros dois espaços de exposição. Ele está mais intimamente ligado ao espaço terrestre e é usado para feiras de arte ou atividades criativas, formando uma perspectiva interativa totalmente nova.